Cursos on-line para autores, editores científicos e equipes editoriais
Personalização de revistas e portais em OJS/SEER
Designer Prof. MSc. Teófilo Augusto da Silva – 30h/30 dias corridos
1 Personalização de publicações no sistema OJS/SEER
2 Noções de Design, Composição, Tipologia, Combinação de Cores
3 Criação de cabeçalho e rodapé para aplicação no sistema
4 Aplicação dos templates de CSS do sistema
5 Design dos arquivos individuais e aplicação dos mesmos no Layout
Como preparar e inserir recursos multimídia em artigos
Designer Prof. MSc. Teófilo Augusto da Silva – 30h/30 dias corridos
Como incluir Vídeo, Áudio, Imagem.Softwares livres para editoração/edição de mídias. Otimize seus artigos!
Fontes para indexação de periódicos científicos
Bibliotecário Prof. Dr. Gildenir Carolino Santos
A indexação determina o volume de citações. Quais procedimentos editoriais deverão ser adotados pelo periódico científico, independentemente da área do conhecimento, para que atenda aos critérios exigidos para indexação em bases de dados, diretórios e portais temáticos, nacionais e internacionais? Onde e como conseguir ser indexado? Otimize a indexação de seu periódico durante curso, com orientação segura do Prof.
OJS/SEER: oficina modular na web para editoração de periódicos científicos
Bibliotecária Profa. MSc. Suely de Brito Clemente Soares – 30h/30 dias corridos
Capacitar interessados no processo de editoração eletrônica de publicações periódicas. Tirar dúvidas e dar suporte para que publiquem, durante o período da oficina, periódicos eletrônicos em OJS/SEER. Capacitar a atuarem em qualquer um dos papéis do fluxo editorial, da submissão até a publicação, na orientação aos autores, revisão dos originais e outras funções de suporte aos editores. Uso de Revista de Testes da Content Mind, na versão 2.4.7. Solicite proposta para diagnóstico/sugestões/ consultoria para seu periódico ou portal.
Oficina on-line sobre atribuição de DOI a periódicos científicos em OJS/SEER
Bibliotecária Profa. MSc. Claudiane Weber – 30h/30 dias corridos
1 Apresentar os conceitos, requisitos e responsabilidades
2 Mostrar as vantagens e os custos para implementação [convênio CrossRef/ABEC]
3 Demonstrar a atribuição do DOI nas publicações científicas
4 Tirar dúvidas específicas dos participantes do curso
Normas ABNT – Informação e Documentação: para pesquisadores, equipes editoriais e bibliotecários
Bibliotecária Profa. Cristina Marchetti Maia – 60h/60 dias corridos
1 Capacitar interessados no uso correto das principais Normas ABNT – Informação e Documentação
2 Oferecer farto material instrucional para uso posterior
3 Orientar e tirar dúvidas de bibliotecários que capacitam usuários das Normas ABNT – Informação e Documentação
4 Capacitar bibliotecários concurseiros, preparando-os para próximos concursos
CVLattes: como criar e manter atualizado? – Modalidade MOOC [gratuito, se preferir sem certificação]
Bibliotecário Prof. Eduardo Graziosi Silva – 30h/30 dias corridos
Teoria e prática de todas as funcionalidades do Currículo Lattes. Criação, manutenção e gestão, destacando a importância dessa ferramenta no meio acadêmico, capacitando os participantes a utilizarem eficazmente.
Pesquisas acadêmicas na web: oficina nível básico – Modalidade MOOC [gratuito, se preferir sem certificação]
Bibliotecária Profa. MSc. Suely de Brito Clemente Soares – 30h/30 dias corridos
Saber COMO e ONDE recuperar literatura acadêmica na web é imprescindível, tanto para graduandos, pós-graduandos, pesquisadores em geral, bem como bibliotecários, documentalistas, arquivistas, museólogos etc. Curso começa com O QUÊ, passa pelo COMO e termina com dicas ONDE pesquisar na web.
Cursos on-line para profissionais da informação, especialmente bibliotecários concurseiros e/ou em atividade profissional
Gestão de informação jurídica e apontamentos sobre direito autoral
Profa. MSc. Dayanne da Silva Prudêncio – 30h/30 dias corridos – Compreensão dos conceitos jurídicos e a aquisição de saberes para seleção e avaliação das fontes jurídicas. Capacita para o manuseio das ferramentas e técnicas utilizadas na organização e recuperação da informação de conteúdos jurídicos. Aborda a postura a ser adotada por profissionais de informação no ambiente das organizações jurídicas. Apresenta boas práticas para administração de informação jurídica e exemplifica produtos informacionais que podem ser oferecidos aos usuários de Unidades de Informação Jurídica. São realizados exercícios de fixação visando melhor compreensão do conteúdo ministrado.
Empreendedorismo e gerenciamento de projetos para profissionais da informação
Profa. MSc. Daniela F.A.O. Spudeit – 90h/60 dias corridos – O curso objetiva desenvolver competências relacionadas ao empreendedorismo aplicado ao gerenciamento de projetos de serviços de informação. Para isso, discutiremos o empreendedorismo e as competências empreendedoras, analisaremos o intraempreendedorismo aplicado às unidades de informação, aprenderemos conceitos ligados a ideias, oportunidades, modelos e planos de negócios, conheceremos alguns aspectos relacionados às formas de financiamento, incubadoras, startups e abertura de uma empresa, e, por fim, discutiremos as tendências e metodologias para elaboração e de gerenciamento de projetos na área de informação. Dividido em sete módulos, o curso tem a discussão de cases em fóruns, vídeos, wikis e outros recursos que serão usados para instrumentalizar o bibliotecário para empreender. O curso tem como produto final a elaboração de um plano de negócios para que o bibliotecário empreenda a partir de uma necessidade real na área de informação.
CDD 23. ed. (2011): com exercícios extraídos de concursos públicos
Prof. MSc. Adriana Maria de Souza – 30h/30 dias corridos – Fornece elementos para o aperfeiçoamento profissional na organização da informação utilizando o Sistema de Classificação Decimal de Dewey – CDD. Apresenta e analisa questões de concursos públicos nas quais foram utilizadas a CDD. Teoria+prática. WebConferências de tira dúvidas.
Profa. MSc. Adriana Maria de Souza – 30h/30 dias corridos – Fornecer elementos para o aperfeiçoamento profissional na organização da informação utilizando a CDU. Apresentar e analisar questões de concursos públicos. Teoria+prática. WebConferências de tira dúvidas.
Gestão de Unidades de Informação
Profa. MSc. Daniela F.A.O. Spudeit – 90h/60 dias corridos – Dividido em cinco módulos, o curso aborda questões técnico-instrumentais em relação aos princípios e funções administrativas em unidades de informação, gestão de pessoas, gestão de serviços, gestão demarketing e gestão de qualidade em unidades de informação buscando o desenvolvimento das competências do bibliotecário gestor na organização, disseminação e mediação da informação. Curso completo para bibliotecários gestores.
Curso completo de Coaching para Profissionais da Informação e áreas afins – em 4 módulos independentes
Prof. MSc. Adriana Maria de Souza – 30h/30 dias corridos por módulo [o primeiro é obrigatório para cursar qualquer outro] – Coaching Módulo 1: Apresentando o coaching em Unidades de Informação; Coaching Módulo 2:Coaching no Planejamento de Carreira do Profissional da Informação: novas formas para trilhar o caminho profissional – Coaching Módulo 3:Coaching na Gestão e Liderança do Profissional da Informação; Coaching Módulo 4: Coaching no Serviço de Referência e Informação: contribuição à equipe de colaboradores.
Qualidade no atendimento ao cliente: presencial, telefônico e on-line
Prof. MSc. Adriana Maria de Souza – 30h/30 dias corridos – Conhecer os múltiplos canais de comunicação, síncronos e assíncronos, saber utilizá-los no momento apropriado e manter o controle da comunicação com o cliente (interno/externo), passa a ser um enorme diferencial nas organizações, sejam públicas ou privadas. O atendimento ao cliente é um processo contínuo.
Cultura digital: serviços e aplicativos para uso pessoal e profissional: conceitos e práticas
Profa. MSc. Suely de Brito Clemente Soares – 30h/30 dias corridos – São conceituados, e praticados entre os participantes, alguns serviços e aplicativos básicos da cultura digital. Todos eles otimizam a vida conectada emobile dos profissionais que têm a informação como matéria prima. Teoria+prática. WebConferências de tira dúvidas.
Pesquisas acadêmicas na web: oficina nível avançado > em breve
Bibliotecária Profa. Cristina Marchetti Maia – 30h/30 dias corridos
1 Curso teórico-prático para capacitar pesquisadores e bibliotecários (na ativa ou concurseiros) a executarem pesquisas avançadas nas principais bases de dados de acesso restrito e/ou aberto, de qualquer área do conhecimento
2 O aluno deverá ter, já estruturada e testada, uma estratégia de busca avançada e acesso às principais bases de dados de acesso restrito para efetuar suas pesquisas acadêmicas com supervisão
3 O aluno deverá ter feito a oficina nível básico, também oferecida pela Content Mind, na modalidade MOOC, ou ser aprovado em um pré-teste para cursar este nível avançado
4 O bibliotecário não pesquisador poderá utilizar uma estratégia de busca avançada de qualquer pessoa, de qualquer área, para executar as atividades propostas pela oficina
5 Teoria+prática. WebConferências de tira dúvidas.