Apresentação
O bibliotecário vivencia um cenário de constantes mudanças em seus instrumentos de trabalho, em suas instituições e nas necessidades de informação de seu público. Para que possa agir de forma efetiva nesse cenário, o bibliotecário catalogador precisa aplicar seu conhecimento teórico à sua prática. Para tanto precisa atualizar-se, ou seja, conhecer os mais recentes padrões de metadados, instrumentos de descrição e modelos conceituais.
Nesse sentido, o curso “Catalogação: conceitos, práticas, atualidades e tendências” faz um resgate das práticas e instrumentos atuais (o Código de Catalogação Anglo-Americano (AACR2r), os Formatos MARC 21 e o controle de autoridade) ao mesmo tempo que apresenta alguns dos tópicos atualmente discutidos internacionalmente na catalogação: os modelos conceituais FRBR e FRAD, o padrão RDA, os padrões de metadados e as ferramentas para a edição de registros e para a captura de dados que auxiliam no trabalho do catalogador.
Para prover um entendimento prático e teórico da catalogação e dos padrões de metadados nos ambientes digitais, o curso aborda também a XML, tecnologia que tem servido de base para o intercâmbio de dados na Web.
Objetivos
– Capacitar o aluno para o entendimento dos instrumentos de descrição (AACR2r e RDA), dos padrões de metadados (Formatos MARC 21, Dublin Core, MODS e MADS) e dos modelos conceituais (FRBR e FRAD).
– Capacitar o aluno para o manuseio e utilização desses instrumentos de descrição e padrões de metadados.
– Capacitar o aluno para a contextualização dos instrumentos de descrição, dos padrões de metadados e dos modelos conceituais em suas atividades práticas.
– Capacitar o aluno para a realização de edição, de correção e de validação de registros MARC 21 utilizando o software gratuito MarcEdit.
Inscrições
A partir de junho/2013
Aulas
A partir de setembro/2013
Carga horária
120 horas
Todas as outras informações sobre o curso estão disponíveis em:
http://www.contentmind.com.br/cursos/catalogacao-conceitos-praticas-atualidades-e-tendencias/
Fonte: Content Mind