Introdução ao Design da Informação, seus aspectos teóricos e aplicações, princípios de sinalização interna, e o sistema de sinalização em bibliotecas públicas, universitárias e especializadas nacionais; apresentação dos subsídios teóricos e metodológicos do wayfinding e do sense-making aplicados ao design da informação; identificação dos indicadores para a melhoria dos processos de identificação, orientação e localização de informações, aos usuários nas Seções e ambientes de bibliotecas públicas, universitárias e especializadas. Serão tratados os aspectos gráficos da informação presente em bibliotecas que influenciam a busca de informação com base em pesquisas e projetos de informação e sinalização em bibliotecas nacionais e internacionais.
Objetivos
Como resultado do curso espera-se que os participantes:
1. desenvolvam habilidades no âmbito gráfico-informacional para melhoria do sistema de busca de informação através da sinalização na biblioteca;
2. sejam capazes de verificar a eficácia informacional do sistema junto aos usuários;
3. aprimorem sua capacidade técnica no escopo do design da informação para a tomada de decisão no processo de desenvolvimento de sinalização para bibliotecas públicas, universitárias e especializadas.
Metodologia
O curso constará de exposições teóricas sobre os princípios de design e apresentação de abordagens para sistemas de sinalização, seguidas de dinâmicas de grupo e atividades práticas para o desenvolvimento de sinalização para bibliotecas públicas, universitárias e especializadas na perspectiva do design da informação com abordagem centrada nos usuários.
Docente
Patricia Lopes Fujita
Pesquisadora e designer da informação. Doutora em Informação e Comunicação em Saúde pela Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), graduada (PUC-PR) e mestre em Design (UFPR), com especialidade em Design da Informação, desde 2004 vem publicando diversos trabalhos nesta área. Trabalhou e foi premiada pela Sociedade Brasileira de Design da Informação por pesquisa sobre sinalização para biblioteca pública.
Carga horária: 12 horas
Datas: 18 a 21 de agosto de 2015
Horário: das 18h30 às 21h30
Dia 20: das 9h às 13h – visitação e dinâmica de grupo na Biblioteca da Unesp (Metrô Barra Funda). Nesse dia não haverá aula na Universidade do livro.
Vagas: 60
Valor: R$524,00
Valor exclusivo para estudantes e profissionais da Unesp e do mercado editorial: R$419,00
Para mais informações e inscrições, clique aqui.