O Conselho Regional de Biblioteconomia 6º Região (CRB-6) lamenta a morte da bibliotecária Maria de Lourdes Cortez Romanelli, ocorrida no dia 23 de agosto, em Belo Horizonte. O setor perde uma das profissionais mais dedicadas e que não media esforços na luta pelo crescimento da profissão.
Nascida em Rio Preto, município que fica a 340 quilômetros da capital mineira, ela se formou em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e atuou no setor por mais de 45 anos. Convicta de que a disseminação do conhecimento é fundamental para o crescimento social, uma de suas bandeiras foi a defesa de que cada município deveria ter uma biblioteca com profissionais qualificados e preparados, para facilitar o acesso à informação.
Em seu currículo também está o período de 1999 a 2001, quando ela presidiu a Federação Brasileira das Associações de Bibliotecário (FEBAB). Maria de Lourdes também foi superintendente da Biblioteca Pública Luiz de Bessa, em Belo Horizonte. Recentemente, ocupava o cargo de diretora financeiro e de captação de recursos da Associação dos Bibliotecários de Minas Gerais (ABMG).
Aos seus familiares, o nosso carinho e nossa solidariedade nesse momento difícil.
Lurdinha Romanelli exemplo de Profissional…
Minha homenagem
.
“Há homens que lutam um dia e são bons, há outros que lutam um ano e são melhores, há os que lutam muitos anos e são muito bons, mas há os que lutam toda a vida e estes são imprescindíveis.”
Obrigada colega pela sua coragem e dedicação em favor da nossa classe.
Minhas condolências.
Sinto muito.
Que a Neuza encontre luz na eternidade.
Gente, Lourdinha partiu em setembro e agora que estou vendo! Lamentável mesmo, pois era uma bibliotecária dedicada e criativa! Pêsames, ainda que tarde à familia!