Izabel Antonina Araújo (CRB-6/2904) e Wellington Marçal de Carvalho (CRB-6/2303) foram, respectivamente, nomeados para os cargos de diretora e vice-diretor no biênio 2024-2026 do Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal do Estado de Minas Gerais (UFMG). A solenidade foi realizada no Centro de Atividades Didáticas 2 (CAD2), na UFMG, no dia 13 de junho, com a presença da reitora Sandra Goulart Almeida, de integrantes da equipe da administração central e servidores do Sistema de Bibliotecas. Durante o discurso de posse, Izabel Antonina comprometeu-se a continuar os projetos já iniciados pela gestão anterior e expressou sua admiração pelo esforço de todos os que estiveram à frente da diretoria do Sistema.
Além disso, a profissional compartilhou sua origem humilde e os desafios que enfrentou para progredir nos estudos e alcançar a posição de gestora. “Cresci no interior da cidade de Piranga, onde as condições de estudo eram extremamente precárias. A escola de ensino básico mais próxima ficava a quase duas horas de caminhada desde a minha casa. Não havia transporte escolar, nem uma biblioteca para alimentar minha sede de conhecimento. Representa a superação de inúmeras barreiras que uma mulher enfrenta na sua trajetória acadêmica e profissional. Destaco que, embora os desafios sejam imensos, nossa coragem e determinação são ainda maiores”, enfatizou a profissional.
Em uma entrevista exclusiva ao CRB-6, a profissional contou se há previsão de concurso público para provimento de vagas para Bibliotecários na UFMG. “Estamos em fase de prospecção do quadro de servidores atual e possibilidades nesse sentido”, contou. Quanto à previsão de adoção do RDA em substituição ao AACR na UFMG, Izabel respondeu que “a Diretoria da BU/SB/UFMG possui vários grupos formados por integrantes do quadro do próprio Sistema que nos assessoram em várias demandas de ordem técnica. Entre elas, está previsto um grupo de trabalho para avaliar cenários nesse sentido”.
Para finalizar, a profissional contou o que esperar de sua gestão no biênio 2024-2026. “Em nossa carta programática, construída ouvindo sugestões de Bibliotecários, assistentes e demais trabalhadores lotados nas 26 bibliotecas que compõem o Sistema, definimos, como elemento fundamental, realizar uma gestão colaborativa, transparente, democrática e que valorize, sobretudo, o respeito entre a equipe e dignidade da pessoa humana. Em termos gerais, nossa gestão pretende coordenar, administrar e divulgar os recursos informacionais das Bibliotecas da UFMG e fomentar a cultura de ciência aberta na universidade, visando preservar, tornar acessível e reutilizável o conhecimento científico para promover o avanço da ciência em benefício da sociedade. Dessa forma, reafirmamos nosso compromisso com a declaração da UNESCO para a educação e com a Agenda 2023 da ONU, finalizou.
Doutora em Ciência da Informação pela Escola de Ciência da Informação da UFMG, Isabel foi coordenadora do Repositório Institucional da universidade. Desde 2014, atua como Bibliotecária-documentalista na UFMG, desempenhando papel fundamental na implementação do RI/UFMG e na elaboração de políticas de informação. Sob sua liderança, foram estabelecidas diretrizes de normalização para entrega de trabalhos acadêmicos, realizada a importação dos dados referenciais da Plataforma Lattes, e disponibilizada a produção científica dos técnicos administrativos em educação no Repositório.
Izabel também integrou programas como Saberes Plurais, Conhecimento, Tecnologias Sociais e Cultura, e participou de projetos extensionistas como AgendaIn, Colaboratório, UFMGTube e Repositório Digital. Contribuiu significativamente na criação da Revista Ágora: Políticas Públicas, Comunicação e Governança Informacional, e ofereceu apoio técnico em periódicos científicos da UFMG, incluindo a Revista Bibliotecas Universitárias: Pesquisas, Experiências e Perspectivas.
Já Wellington, Bibliotecário coordenador da biblioteca da Escola de Engenharia da UFMG, realizou estudos de pós-doutorado em Estudos Literários na Faculdade de Letras da mesma universidade. Ele é membro da comissão editorial da aba LiterÁfricas do portal Literafro. Anteriormente, atuou como professor do magistério superior no Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de Rondônia.
Além disso, Wellington é investigador associado do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa da Guiné-Bissau e faz parte do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Recursos, Serviços e Práxis Informacionais da Escola de Ciência da Informação da UFMG. Ele foi diretor do Sistema de Bibliotecas da UFMG por dois mandatos (2013-2015 e 2015-2017) e presidiu a comissão organizadora do 18º Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias (SNBU), assim como a Comissão Brasileira de Bibliotecas Universitárias (CBBU/FEBAB) (2016-2018).
Wellington também integrou por duas gestões a diretoria executiva colegiada do Sindicato dos Trabalhadores nas Instituições Federais de Ensino, onde atualmente é representante suplente no Conselho Estadual de Defesa dos Direitos Humanos. Desde 2004, atua como Bibliotecário-documentalista na UFMG e participa atualmente de órgãos colegiados da universidade, como a Comissão Geral de Estágio Probatório.