A Bibliotecária-fiscal Orfila Maria Mudado (CRB-6/756) visitou cidade de Rio Acima, município próximo de Belo Horizonte, no dia 19 de maio, para realizar diversas fiscalizações em escolas públicas e privadas, bem como na biblioteca pública municipal. O objetivo da fiscalização é verificar a presença de Bibliotecários na coordenação das bibliotecas locais, para cumprir o dever do Conselho Regional de Biblioteconomia 6ª Região (CRB-6) em proteger a sociedade e garantir que todas as bibliotecas sejam supervisionadas por profissionais devidamente habilitados.
Orfila conta que “a Comissão de Fiscalização do CRB-6 faz um planejamento para fiscalizar todas as instituições, colégios, faculdades e empresas, visando identificar se existe o profissional Bibliotecário formado e registrado nas bibliotecas desses locais”.
A semana foi de bastante trabalho para a Bibliotecária-fiscal do CRB-6, que ainda visitou instituições públicas e privadas em Belo Horizonte nos demais dias, aproveitando o relaxamento das restrições sanitárias e de deslocamento impostas pela pandemia de covid-19. O objetivo é realizar o maior número possível de visitas fiscalizatórias, para assegurar o cumprimento das leis que regem a Biblioteconomia.
É importante lembrar que as denúncias são essenciais para aperfeiçoar a fiscalização nas bibliotecas mineiras e capixabas. Apenas no primeiro trimestre de 2022, o CRB-6 recebeu 112 denúncias de irregularidades, não sendo exagero afirmar que quase todos os dias houve pelo menos um relato de possível infração à legislação. Segundo a diretora técnica e coordenadora da Comissão de Fiscalização do Conselho, Patrícia Rodrigues Vilela (CRB-6/2215), o momento é favorável: “Pretendemos ampliar a fiscalização, garantindo o papel do CRB-6 de proteção à sociedade”.
O CRB-6 continua trabalhando por e com você. Ao identificar qualquer irregularidade, denuncie! Nosso e-mail é: crb6@crb6.org.br.