Com salário de R$ 4.502,47, a Prefeitura de Serra, no Espírito Santo, em conjunto com o Instituto de Desenvolvimento e Capacitação (IDCAP), abriu concurso com quatro vagas para Bibliotecários mais cadastro de reserva. Com a taxa de inscrição em R$ 85,00, os interessados podem se inscrever através deste endereço até 13 de agosto.
O profissional deve ter ensino superior completo em biblioteconomia, realizado em instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação e registro no Conselho Regional de Biblioteconomia 6ª Região (CRB-6). Além disso, conhecimentos básicos de informática em especial de editor de texto, planilhas eletrônicas e internet.
O Bibliotecário vai organizar, conduzir e executar serviços de seleção, aquisição, catalogação, classificação, registro, guarda e conservação do acervo bibliográfico municipal, promovendo ações educativas e socioculturais com vista à formação de leitores críticos e cidadãos plenos, entre outras atividades.
Vagas abertas são fruto das fiscalizações do CRB-6
A Prefeitura de Serra, recentemente, sancionou uma lei que amplia o número de vagas para Bibliotecários no município, passando de 7 para 23. A nova regulamentação, publicada no Diário Oficial do Município em 27 de maio, é uma conquista importante que resulta diretamente das ações fiscalizatórias e do trabalho constante do CRB-6.
As quatro vagas abertas pela prefeitura para o concurso são fruto de um diálogo persistente entre o CRB-6 e as autoridades locais. Durante os últimos anos, o CRB-6 se dedicou a ampliar o quantitativo de cargos de Bibliotecários em Serra. Um marco recente desse esforço foi a reunião realizada em 14 de março deste ano, onde a delegada regional do CRB-6 no Espírito Santo, Júlive Argentina (CRB-6/819ES), se encontrou com o presidente da Câmara de Vereadores de Serra, vereador Saulinho.
Na ocasião, foram discutidas estratégias para aumentar o número de profissionais da área, uma necessidade que se tornou ainda mais evidente com a limitação de apenas sete vagas estabelecida pela Lei Municipal nº 3823.
Essa expansão de vagas é uma prova concreta dos efeitos positivos das fiscalizações e da atuação ativa do CRB-6, que tem desempenhado um papel crucial na melhoria das condições de trabalho e na valorização dos Bibliotecários em todo o Espírito Santo. A medida reflete um compromisso contínuo com a qualidade dos serviços bibliográficos e a efetiva implementação da Lei Municipal nº 3823 que garante melhores oportunidades para os profissionais da área.