O Colégio Helena Bicalho, da rede privada de ensino, contratou a profissional Débora Lilian Trindade Moreira (CRB-6/2278) depois de uma fiscalização do Conselho Regional de Biblioteconomia 6ª Região (CRB-6) no local, onde foi constatada a falta de um profissional qualificado para a atuação na biblioteca da instituição. A profissional comemorou a contratação e prestará serviços por meio de contrato.
Para ela, a presença do CRB-6 foi imprescindível. “Acho as fiscalizações muito importantes e sei que essa minha contratação, mesmo que temporária, é fruto da atuação do Conselho. Infelizmente muitas escolas acham que não precisam contratar pessoal qualificado para gerenciar as bibliotecas e isso é um grande equívoco”, avaliou.
Débora afirmou estar muito feliz em sua nova ocupação e elogiou o espaço onde está trabalhando. “É uma boa biblioteca, com bom material e acervo diversificado, mas sei que vou ter que ter um trabalho especial na catalogação dos livros, pois já percebi muitos erros nas classificações. Sei que vim para somar e vou me dedicar pra isso e estou aberta a ajudar a escola onde for necessário”, afirmou.
A Diretora Técnica e Coordenadora da Comissão de Fiscalização do CRB-6, Patrícia Vilela (CRB-6/2215), destacou a importância das denúncias sobre a falta de pessoal qualificado nas bibliotecas. “Algumas pessoas acham que essa exigência serve apenas para os espaços públicos e que as entidades privadas não precisam contratar Bibliotecários, mas essa é uma avaliação falsa. Todos os espaços, sejam públicos ou privados, precisam de um profissional responsável”, descreveu.
Patrícia apontou também que a intervenção do Conselho faz com que os gestores priorizem o cumprimento da legislação. “São vários os exemplos de escolas, faculdades e prefeituras que contratam profissionais da biblioteconomia depois de serem questionados pelo CRB-6. Por isso, reforçamos sempre a importância de se denunciar quando as bibliotecas não são devidamente acompanhadas”, lembrou.