Cômodos vazios, paredes quebradas, um quadro com o conteúdo da última aula e uma montanha de livros cheios de lama. Foram essas coisas que sobraram da Biblioteca Municipal Hilda Meneses, na cidade de Apiacá, Sul do Espírito Santo, após forte chuva, no dia 25 de março.
A cidade é uma das mais atingidas pela chuva no Estado. Até agora, duas mortes foram confirmadas e mais de quatro mil pessoas estão fora de casa. O Estado do Espírito Santo contabilizou vinte mortes e quase 8 mil pessoas entre desabrigados e desalojados, além de sete desaparecidos. A Polícia Científica divulgou os nomes das vítimas.
“É um cenário de guerra. A gente não tem palavras. Não sobrou nada. Está tudo destruído. O mais doloroso é a alma da população, que se encontra muito ferida”, contou um morador.
Estudante de biblioteconomia da UFES é atingida
A aluna Sandra Mara Gonçalves Muri, do curso à distância de Biblioteconomia da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), perdeu sua casa devido às chuvas de março e está morando de favor na casa de parentes. Quem tiver interesse em colaborar com a estudante, pode ajudá-la por meio de uma doação financeira. Os dados são:
Pix: sgmuri@gmail.com
Transferência bancária:
Nome: Sandra Mara Gonçalves Muri
CPF: 94076588720
Banco: Banestes S.A. – Banco do Estado do Espírito Santo (021)
Agência: 125
Conta: 1067385-3
Tipo da conta: Conta Corrente/Poupança
Vale lembrar que o Conselho Federal de Biblioteconomia (CFB) isenta do pagamento da anuidade os profissionais Bibliotecários residentes em cidades onde foi decretado Estado de Calamidade Pública. Para saber mais, clique aqui.