A Biblioteca Pública Municipal Bernardo Guimarães, em Uberaba, é uma das três únicas instituições no Brasil a possuir um Posto Avançado do Escritório de Direitos Autorais da Fundação Biblioteca Nacional (Posto EDA-MG). O espaço é fruto de um convênio de cooperação técnica entre a Prefeitura Municipal de Uberaba e a Fundação Biblioteca Nacional e tem o propósito de facilitar e auxiliar o registro dos direitos de autoria de obras artísticas, intelectuais e científicas, cobrindo as Regiões Sudeste e Centro-Oeste do país.
O Posto EDA-MG é o único representante da Biblioteca Nacional em Minas Gerais e, desde sua criação em 2010, tem um importante trabalho de valorização da leitura e do livro. O Bibliotecário Adilson Mello Sepúlveda (CRB-6/3222), chefe de seção de processamento técnico e desenvolvimento de acervos, destaca que a Biblioteca Pública Municipal Bernardo Guimarães atua pela valorização do escritor, promovendo o acesso ao registro de seus direitos. “Quando eu assumi um cargo na biblioteca tinha em mente que seria um grande desafio. É um imenso prazer poder atuar em uma grande biblioteca, referência para o Estado de Minas Gerais e que também atua como o único escritório de direitos autorais da região. Eu sou grato e feliz por participar deste bem público que presta um serviço de qualidade e é reconhecido em todo o país”, relatou.
Em seus 11 anos de funcionamento, o Posto EDA-MG encaminhou mais de 3 mil obras para registro, incluindo músicas, roteiros de filmes, monografias e pinturas de autores dos estados atendidos pela unidade. Em 2021, durante a pandemia, houve um grande aumento pela procura dos serviços, quando foram realizados mais de mil atendimentos e encaminhadas 470 obras para registro, um recorde anual para a entidade.
O atendimento pode ser solicitado pelos Correios, e-mail, telefone ou de forma presencial, os formulários para atendimento estão disponíveis no site da Prefeitura de Uberaba e no site da Biblioteca Nacional.