A Biblioteca Móvel “Embarque nas Letras”, projeto de extensão da Biblioteca Pública Municipal Viriato Corrêa, em Araxá (MG), está há mais de 24 anos levando aos bairros mais distantes do centro da cidade o acesso ao livro, à leitura e à informação. Só em 2023, de acordo com Maria Clara Fonseca (CRB-6/942), Bibliotecária responsável pelo empreendimento, foram emprestados 156 livros.
Com o jingle “Embarque na leitura que só faz bem”, o prazo de permanência da biblioteca em cada bairro é de uma hora e meia, de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h. De acordo com o cronograma, disponível mensalmente na conta da biblioteca no Instagram (@biblioteca_viriato_correa), são atendidos entre dois e três bairros por dia, com retorno ao local a cada 10 dias úteis. Os usuários têm livre acesso às estantes, podendo escolher até três livros por vez.
Quem estiver interessado em realizar os empréstimos deve procurar a biblioteca móvel, a biblioteca central ou as sucursais. Os documentos necessários são: comprovante de endereço, documento de identidade do usuário e do responsável (no caso de menores de 14 anos), juntamente com uma taxa única e simbólica de R$ 3,00, para a confecção da carteirinha.
O projeto, aprovado pelo Ministério da Cultura, através da Secretaria do Livro e da Leitura, em 20 de dezembro de 1999, recebeu total apoio das autoridades municipais da época, representadas pelo Prefeito Dr. Olavo Drummond e a Secretária de Educação, Elisabeth Afonso de Oliveira Paiva. Com R$ 90.000,00 (noventa mil reais) de verba destinada para a biblioteca móvel, foi feita a compra do veículo, acervo bibliográfico, além de mobiliários, aquisição de equipamentos e serviço de mão-de-obra especializada para a reforma e adaptação do veículo.
O ônibus, um Mercedes Benz do ano 1991, com capacidade para abrigar cerca de 5.000 livros, foi categoricamente escolhido a partir de indicação de profissionais da área com grande experiência em extensão bibliotecária e a participação de pessoas da própria comunidade. O processo de transformação do ônibus teve uma duração de quatro meses, iniciando-se em janeiro de 2000.
A biblioteca móvel parou o serviço por problema mecânico em 2018. “De 2019 a 2021”, de acordo com a Bibliotecária Maria Clara, “ficou aguardando resposta de aprovação do projeto de revitalização do ônibus e, assim que saiu o recurso, deu-se início a reforma e a biblioteca voltou a circular e cumprir seu itinerário”. Com a reforma e a modernização de sua estrutura, agora ela pode atender melhor a comunidade.