A necessidade de ter um mapeamento sobre os profissionais da Biblioteconomia é uma demanda antiga e isso levou a criação do Censo da Biblioteconomia e Ciência da Informação Brasileira, uma iniciativa da Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB), com o apoio do Conselho Federal de Biblioteconomia (CFB) e da Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação (ABECIN).
O projeto foi lançado no fim de março de 2022 e, até julho, 226 profissionais de Minas Gerais (MG) e 62 do Espírito Santo (ES) responderam ao Censo. Ao todo, temos 2380 Bibliotecários ativos, sendo 1829 em MG e 551 do ES. O presidente do CRB-6, Álamo Chaves (CRB-6/2790), destaca que o objetivo é ampliar o número de participantes e por isso uma nova rodada de divulgação da iniciativa está sendo realizada. “É importante que os Bibliotecários participem deste Censo, pois estes dados vão ser muito importantes para organizar e compreender melhor nossa categoria. Esse é um projeto pioneiro e que atende a uma demanda antiga. Então aproveito a oportunidade para reforçar o pedido, para que todos reservem um pequeno espaço do seu dia para preencher a pesquisa e quem já fez, converse com seus colegas e reforce a importância de participar”, solicitou.
Os dados coletados por meio do Censo serão apresentados em setembro em uma mesa-redonda no Congresso Brasileiro de Biblioteconomia e Documentação (CBBD) e vão servir como uma fonte de informação referencial que mapeia o perfil dos profissionais a partir de aspectos socioeconômicos, educacionais e da área de atuação profissional.
O Censo deve ser respondido somente por pessoas graduadas nas áreas já citadas, indiferente de sua atuação profissional (se em bibliotecas, centros de documentação, empresas, docência, entre outros). O preenchimento leva em torno de 12 minutos e está dividido em três esferas: Perfil, Formação Acadêmica e Atuação Profissional. Todas as perguntas são de respostas obrigatórias, com lógica de direcionamento das questões conforme perfil. Caso você tenha interesse em participar do Censo, clique aqui para acessar a página e responder ao questionário.