Acontece hoje, às 19h a última live de 2021, promovida pelo Conselho Regional de Biblioteconomia 6ª Região Minas Gerais e Espírito Santo (CRB-6). O evento debate o tema “Bibliotecas Inteligentes: Como a tecnologia pode melhorar a experiência dos usuários de bibliotecas” com o palestrante Anderson Rover, diretor de inovação da empresa Biccateca.
Antigamente, as bibliotecas eram projetadas e construídas para livros. Atualmente, elas são pensadas para as pessoas e a tendência é transformá-las em smart buildings. A inovação tecnológica permite aumentar o alcance das bibliotecas, atrair mais público e, especialmente, melhorar a experiência dos usuários. A ideia será tema da palestra de Rover.
Fique de olho
Durante a live a empresa Biccateca fará o sorteio de quatro kits contendo: um caixa para periódicos, um bibliocanto da linha Next, dois suportes metálicos de celular, um cabo adaptador USB retrátil de três plugues e uma caneta metálica Biccateca. Dois kits serão dados para as pessoas que enviarem as duas primeiras perguntas e os outros dois serão sorteados para as pessoas que estiverem participando do evento.
Lives passadas
Nos dias 29 e 30 de novembro, aconteceram outras duas lives:
– “Ciência da informação é lugar de criança? A invisibilidade do público infantil como sujeitos informacionais”.
Medeada pelo presidente do CRB-6, Álamo Chaves, a palestrante foi a doutora em Ciência da Informação, Niliane Cunha de Aguiar. Ela é professora da Universidade Federal de Sergipe (UFS), membro do Grupo de Biblioteca Escolar do Conselho Regional de Biblioteconomia 5º Região (CRB-5) e Vice-presidente da Associação dos Bibliotecários e Documentalistas de Sergipe.
Durante a live, Niliane abordou que há “certo desrespeito com a voz da criança, muitas vezes, não é culpa dos Bibliotecários, também. Eles, simplesmente, não foram preparados, simplesmente, não conheceram esse universo e tudo que a gente desconhece, a gente tem um certo medo”. Ela destacou que é o momento de “se pensar em especialização, em aprofundamento, em linhas de pesquisa nos programas de pós-graduação”. Niliane é uma das poucas Bibliotecárias com pesquisa na área de competência informacional infantil.
– “O papel da Biblioteca Escolar na transformação social do aluno”.
A segunda live de novembro apresentou o doutor em Ciências da Comunicação, pela Universidade de São Paulo (USP), Oswaldo Francisco de Almeida Júnior, com abertura do presidente Álamo Chaves e mediação da professora Gleice Pereira.
Durante o evento, o professor Luiz Carlos, presidente do Conselho Regional de Nutricionistas da 9ª Região – Minas Gerais, apontou uma importante questão: “Considerando as bibliotecas públicas, instituições federais, estaduais ou municipais, de que maneira os bibliotecários podem transformar os alunos e não se tornarem apenas entregadores de livros?” Para o professor Oswaldo, em toda profissão existem bons e maus profissionais. “Há profissionais que não querem saber de nada e quanto menor a quantidade de trabalho, melhor. Se ele puder não trabalhar muito, esperar a aposentadoria rápida, ele espera”. O palestrante completou falando que o Bibliotecário “é aquele que medeia as necessidades, os desejos e os interesses de informação dos usuários e as informações que satisfazem, momentaneamente, aqueles desejos”.
Para saber mais, assista a live do dia 30, no link e a do dia 29, no link .