O processo eleitoral do Conselho Federal de Biblioteconomia (CFB) está em andamento e, por isso, é essencial esclarecer como funciona a votação, os procedimentos e quem está apto a votar.
Durante o processo de escolha, serão eleitos dois tipos de conselheiros: oito técnicos, escolhidos diretamente pelos delegados eleitores, e sete professores, que serão sorteados. A votação é exclusiva para os delegados, ou seja, os presidentes dos Conselhos Regionais de Biblioteconomia (CRB).
Datas e prazos
- De 29 a 04 de setembro – requerimento de registro de candidaturas (candidatos a eleição e ao sorteio).
- De 29 de agosto a 04 de setembro – o Conselho Regional de Biblioteconomia (CRB) encaminha à Comissão Eleitoral a indicação do delegado eleitor e suplente.
- Entre 05 e 06 de setembro – apreciação da documentação dos Delegados Eleitores.
- Entre 05 e 06 de setembro – comunicação ao CRB sobre o resultado da análise dos documentos dos Delegados Eleitores, por ofício, via e-mail e correio.
- Dia 19 de outubro – Assembleia Geral dos Delegados Eleitores.
- Dia 22 de outubro – publicação dos resultados.
- Entre 23 e 24 de outubro – apresentação de recursos e impugnações.
- Dia 28 de outubro – decisão final.
Para mais detalhes, consulte o edital completo.