A Biblioteca Pública Municipal Darcy Brasil, localizada na cidade mineira de Três Corações, não será desativada após uma intensa mobilização da comunidade local e a intervenção do Conselho Regional de Biblioteconomia 6ª Região (CRB-6), que constatou irregularidades na gestão da biblioteca.
Em agosto, a Bibliotecária-fiscal do CRB-6, Orfila Maria Mudado (CRB-6/756), realizou uma inspeção na biblioteca e identificou que o espaço não estava sendo coordenado por um Bibliotecário devidamente habilitado. A prefeitura foi notificada e, em resposta, informou que a biblioteca estava em processo de desativação, prevendo uma parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS) para suprir a demanda da população.
A decisão de desativar a biblioteca gerou grande preocupação entre os tricordianos, levando o vereador Zezinho da Farmácia a solicitar esclarecimentos à Prefeitura.Além disso, o assunto repercutiu bastante na conta do Instagram do CRB-6. A mobilização popular teve grande impacto, com cidadãos manifestando seu descontentamento e apoiando a continuidade dos serviços da biblioteca. O vereador também se comprometeu a incluir a biblioteca na programação de investimentos municipais deste ano e a buscar verbas parlamentares para sua revitalização, com a ajuda de deputados estaduais e federais.
Em suas redes sociais, Zezinho da Farmácia anunciou que, após uma resposta ao seu requerimento, a biblioteca não será mais fechada. “Quero agradecer a todo mundo que se mobilizou de alguma forma para salvar a nossa Biblioteca, ao Prefeito e ao empenho de alguns Secretários”, afirmou Zezinho em um vídeo compartilhado na internet.
A Bibliotecária Michele Francislene Kilo (CRB-6/2279), que estava desde setembro de 2023 à frente da biblioteca da Escola Municipal Capitão Morbello Vendramini após uma fiscalização do CRB-6, foi redistribuída para a Biblioteca Pública Municipal Darcy Brasil no dia 1 janeiro de 2024. Ao chegar na biblioteca, Michele se deparou com caixas de livros doados e outros que não cabiam nas estantes. “Após um intenso trabalho de organização, os livros foram disponibilizados para os leitores, o que gerou satisfação ao ver o brilho nos olhos dos frequentadores”, declara.
Para revitalizar o espaço, a equipe tem realizado melhorias como limpeza e etiquetagem das estantes, além de criar um “pote de mensagens motivacionais” para acolher os leitores. O portão da biblioteca está sendo embelezado por Márcio Aurélio Tavares, artista da Secretaria de Educação. Com planos de adquirir novos computadores e um software atualizado, a equipe também visa mudar a biblioteca para um local maior e criar um Instagram para divulgar eventos e projetos, transformando a Biblioteca Pública Darcy Brasil em um espaço ainda mais atrativo para a comunidade.
Com a desistência da prefeitura em fechar a biblioteca, a população de Três Corações respira aliviada, reforçando a importância de espaços culturais e de acesso à informação na cidade. O próximo passo será acompanhar a implementação das mudanças prometidas e garantir que a Biblioteca Municipal Darcy Brasil continue a ser um ponto de referência para educação e cultura na região.