A Prefeitura de Monte Santo de Minas contratou a Bibliotecária Tamiris Durigan de Oliveira (CRB-6/3285P) como responsável pela biblioteca pública. Apesar de o contrato atual ser temporário, a profissional aguarda a homologação do concurso municipal em que foi aprovada.
A contratação ocorreu após o Conselho Regional de Biblioteconomia 6ª Região Minas Gerais e Espírito Santo (CRB-6) enviar ofícios de regulamentação para todas as prefeituras dos dois Estados.
Tamiris saiu de São Paulo para assumir a biblioteca no interior de Minas e revela que a mudança foi inesperada. “A princípio, nunca pensei em sair do meu município natal e, além das mudanças pessoais que a localização causou, ainda me deparei com um cargo novo sobre o qual preciso me inteirar e adaptar. Me acostumar com a diferença entre a cidade e as necessidades informacionais de seus habitantes e frequentadores da biblioteca também se tornou uma questão importante para o desenvolvimento da minha nova vida profissional.”
Mesmo com as mudanças, a Bibliotecária está animada. “O concurso foi uma mudança de área em que pretendia trabalhar, depois de formada”, revela. Além disso, “ser efetivada pelo concurso é de extrema importância para quem vê a situação como valorização do Bibliotecário, atribuindo a responsabilidade da formação e do cargo, afinal, é extremamente necessário para as atividades e serviços desenvolvidos”.
A cidade tem pouco mais de 20 mil habitantes e ganha uma profissional empenhada em fazer a diferença. Apesar de ainda estar se situando no novo cenário, ela pretende desenvolver projetos para fomentar a leitura, como clubes do livro e a contação de histórias, que já acontece em publicações nas redes sociais da biblioteca e da prefeitura.