O Conselho Regional de Biblioteconomia 6ª Região (CRB-6) esteve em Uberaba – Minas Gerais, para fiscalizar 24 instituições públicas e privadas do município. As visitas foram realizadas pela Bibliotecária-fiscal do Conselho, Jozane Pacheco (CRB-6/3733), entre os dias 27 de novembro e 01 de dezembro.
Entre as instituições visitadas pela fiscal, 03 estavam fechadas definitivamente, 17 não possuíam Bibliotecário, 02 colégios particulares sequer possuíam biblioteca e apenas 02 estavam regulares.
Foram fiscalizadas:
- 2 faculdades particulares
- 12 colégios particulares
- 1 escola estadual
- 1 centro de ensino técnico
- 8 escolas municipais
Dos 12 colégios particulares vistoriados, 4 já estão em processo de contratação de um Bibliotecário.
O principal objetivo das visitas fiscalizatórias é promover um diálogo com as instituições para que as mesmas compreendam a importância do trabalho promovido pelos Bibliotecários. Sendo assim, as instituições que se colocaram à disposição para solucionar a irregularidade, receberam um prazo para realizar a contratação.
No entanto, é importante destacar que é necessário que o profissional contratado possua diploma em biblioteconomia expedido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC) e registro ativo no Conselho.
As instituições que, por sua vez, não solicitaram o prazo para regularização, foram autuadas e serão julgadas pelo CRB-6.