
O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) divulgou que a plataforma saiu do ar, devido a uma falha no servidor. O problema pode ter apagado informações e trabalhos de diversos pesquisadores, já que o Conselho não tem um sistema de backup.
Confira a nota do CNPq.
Ainda não há prazo para o restabelecimento da plataforma Lattes / Foto: CNPq/Divulgação
Momentos depois da divulgação da nota, o CNPq acrescentou que:
1. O problema que causou a indisponibilidade dos sistemas já foi diagnosticado em parceria com empresas contratadas e os procedimentos para sua reparação foram iniciados,
2. O CNPq já dispõe de novos equipamentos de TI e a migração dos dados foi iniciada antes do ocorrido. Independentemente dessa migração, existem backups cujos conteúdos estão apoiando o restabelecimento dos sistemas. Portanto, não há perda de dados da Plataforma Lattes,
3. O pagamento das bolsas implementadas não será afetado,
4. Todos os prazos de ações relacionadas ao fomento do CNPq, incluindo a Prestação de Contas, estão suspensos e, de ofício, serão prorrogados,
5. Os comunicados oficiais do CNPq são feitos exclusivamente por meio dos canais oficiais na internet: site e redes sociais, Manteremos todos atualizados sempre que houver novas informações sobre a questão,
6. Para demais dúvidas, entre em contato com a Central de Atendimento pelo telefone (61) 3211-4000 ou pelo e-mail cnpq@mctic.gov.br,
Reforçamos que o CNPq/MCTI estão comprometidos com a restauração do acesso aos sistemas operacionais com a maior brevidade possível.