
Eduardo Valadares, diretor da Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais (ECI/UFMG); Maria Elizabeth de Oliveira Costa (CRB-6/1503), presidente da Associação dos Bibliotecários de Minas Gerais (ABMG); Meri Nádia Marques Gerlin, chefe do Departamento de Biblioteconomia da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES); e Ricardo Girelli (CRB-6/781 ES), presidente da Associação de Bibliotecários do Espírito Santo (ABES), compareceram à reunião plenária do CRB-6 em 23/8.
No encontro, os membros natos se apresentaram aos demais participantes, entre eles o presidente do Conselho Regional de Biblioteconomia 6ª Região Minas Gerais e Espírito Santo (CRB-6), Álamo Chaves (CRB-6/2790), os conselheiros efetivos e suplentes da entidade de classe, os membros dos Grupos de Trabalho (GTs) de Bibliotecas Prisionais e de Articulação Política, além da delegada regional do CRB-6 no Espírito Santo, Júlive Argentina (CRB-6/819 ES), da coordenadora administrativa do Conselho, Fernanda Alvarenga (CRB-6/2220), e dos colaboradores da Zoom Comunicação, empresa responsável pelas redes sociais, boletim e assessoria de imprensa do Conselho.
Após a primeira parte do encontro dedicada às apresentações, o presidente do CRB-6 pautou a importância da proximidade do Conselho com os estudantes e com o corpo docente dos cursos de Biblioteconomia da UFMG e da UFES.
Meri e Valadares, por sua vez, se comprometeram a continuar priorizando essa parceira, que já vem gerando resultados positivos no estado capixaba.
As entidades de classe têm apresentado suas funções aos alunos do curso de graduação em Biblioteconomia da UFES para ressaltar a importância da união dos Bibliotecários desde a graduação. , Júlive, Girelli e Izabela Capovilla (CRB-6/1293), vice-presidente do Conselho, participaram de uma aula do 1° período do curso em que destacaram as possibilidades da profissão.
Representando a ECI/UFMG, Valadares viu a plenária como uma oportunidade para debater a relevância do processo formativo do Bibliotecário que, para ele, deve “estar conectado com as necessidades do mercado, em certa medida, e considerar questões sociais da profissão”. O diretor da Escola complementa: “É sempre importante fortalecer o diálogo dos Bibliotecários com as instituições de ensino para aprimoramento de currículo, do curso em geral. A ECI/UFMG fica muito feliz de ter sido convidada para a plenária”.
A plenária continuou com a apresentação dos resultados da comunicação durante a 19° Gestão do CRB-6, até o momento. Pelas falas de Nathalia Gorito e Lucas Lanna, respectivamente coordenadora e o assessor de imprensa da Zoom Comunicação, foi possível visualizar o aumento expressivo de Bibliotecários acompanhando as redes do Conselho e presença constante da entidade na mídia.
Nathalia mostrou o engajamento do CRB-6 nas redes sociais. Foram mais de 20 mil pessoas alcançadas somente pela página do Conselho no Facebook e 4.146 curtidas. No Instagram, foram 30 mil interações com o conteúdo postado no perfil que alcançou 2.415 seguidores. Já no LinkedIn, página lançada pela atual gestão, mais de cinco mil pessoas foram alcançadas e o perfil conquistou 375 seguidores. O canal de Youtube do CRB-6, por sua vez, teve mais de 20 mil visualizações e 1.557 inscritos face aos 557 em dezembro de 2020.
Após a apresentação de Nathalia, Lanna abordou trabalho da Zoom na assessoria de imprensa. Ao longo dos oito meses, desde que a 19ª gestão do CRB-6 assumiu, foram produzidas 88 sugestões de pauta e 14 artigos. Todo esse trabalho resultou em 48 aparições espontâneas na mídia – se o Conselho fosse pagar por essas aparições, desembolsaria R$ 150.738,50, segundo relatório desenvolvido pela empresa de comunicação.
Maria Elizabeth juntou-se ao coro de Meri e Valadares e destacou a importância da plenária: “Esse encontro fortalece a parceria entre as entidades de classe e a Academia. Acredito que apenas juntos conseguiremos mudar a história da Biblioteconomia”.
Segundo Álamo, “essa primeira sessão plenária com a participação dos membros natos teve o objetivo de inteirá-los do contexto em que se encontra o CRB-6 atualmente. De acordo com o Regimento Interno do Conselho Federal de Biblioteconomia (CFB), os membros natos, quando presentes ou representados, terão direito a voto nas reuniões”.