A contratação de bibliotecários para as bibliotecas das escolas do Estado de Minas Gerais é uma questão pela qual o Conselho Regional de Biblioteconomia 6ª Região (CRB-6) vem se mobilizando em defesa, desde 2013. Na gestão passada, uma de suas grandes conquistas foi a criação de um Projeto de Lei (PL) que prevê a abertura de, aproximadamente, 800 vagas para bibliotecários nas escolas da rede de ensino estadual. No entanto, o PL foi arquivado pelo atual Governo.
Por ora, o Estado não sinalizou a abertura de concursos públicos para regularizar a situação das bibliotecas. Assim sendo, o CRB-6 propôs que os professores com formação em biblioteconomia tenham prioridade para assumir esses espaços nas escolas. O mesmo vale para as designações, que são os casos em que ocorre a contratação de professores para ocupar as vagas ociosas.
Esse pedido foi atendido, em parte, pelo Governo, que incluiu a informação no documento sobre a disposição das vagas na Resolução (SEE nº2836/2015). A resolução estabelece as normas para a organização das escolas estaduais e a designação para o exercício de função pública na Rede Estadual de Educação Básica para o ano de 2016. Veja abaixo a parte que trata sobre o caso, presente nas páginas 26 e 27 da resolução citada:
As vagas para a função de professor para o Ensino do Uso da Biblioteca/Mediador de Leitura serão preenchidas observando-se os seguintes critérios de prioridade:
– professor excedente, prioritariamente com curso de Biblioteconomia/Ciências da Informação;
– professor efetivo ou estabilizado com o curso de Biblioteconomia/Ciências da Informação.
Portanto, a orientação do CRB-6 a quem esteja interessado em concorrer às vagas para Professor de Uso de Biblioteca nas escolas estaduais é que providenciem a autorização para lecionar (CAT).
O Conselho reitera que esta sugestão é provisória, pois continuamos trabalhando para que o Governo crie as vagas para bibliotecários em bibliotecas escolares.
As designações serão realizadas entre os dias 25 e 29 de janeiro. Para saber mais detalhes sobre o processo, os profissionais devem procurar a Secretaria Regional de Educação da região em que pretendem trabalhar. Você também pode consultar as vagas disponíveis nas escolas estaduais aqui.
Parabéns ao CRB6 pela iniciativa. Apesar de não resolver o problema, ao menos minimiza um pouco a ausência dos profissionais bibliotecários.
Boa noite!!!!! Sou habilitada em Pedagogia e estudante do curso de biblioteconomia, sera que consigo ser contratada na frente de quem nao tem nenhum curso de biblioteconmia?
Também gostaria de saber
Sou graduada em biblioteconomia e pedagogia.
Sou designada como PEUB. Porém o cargo é Peb. Professor de educação básica. Tem muitos professores de educação básica que já leciona no estado à bastante tempo fazendo em pouco tempo a biblioteconomia. Eles terão prioridades . Queremos que o estado possa criar o cargo de PEUB. Professor para o ensino do uso da biblioteca. Nada mais justo com quem fez biblioteconomia em mais tempo e se especializou primeiro.
Parabéns CRB6 pela conquista.
Que boa notícia!
Parabéns à todos do Conselho.
É realmente um vitória para os bibliotecários (mesmo que parcial).
Grande abraço,
Murilo Gentil
Prezado Murilo,
Peço que você realize uma denúncia junto ao MPE (Ministério Público Estadual) informando que você foi preterido no processo seletivo. Peço que coloque junto à denúncia a Resolução SEE nº2836/2015, pag.21, no ANEXO III 2.1.8, além das notas que foram divulgadas nos boletins do CRB6.
Seguem os links para serem anexados à denúncia:
http://blog.crb6.org.br/artigos-materias-e-entrevistas/designacao-em-escolas-estaduais-novas-regras-para-concorrer-a-vagas/
http://blog.crb6.org.br/artigos-materias-e-entrevistas/nota-de-esclarecimento-designacoes-nas-escolas-publicas-estaduais-de-minas-gerais/
http://sresjdelrei.educacao.mg.gov.br/images/stories/easygallery/DESIGNACAO/resolucaol-2016.pdf
Para realizar a denúncia no MPE o link para contato com a ouvidoria é:
http://www.mpmg.mp.br/main.jsp?lumPageId=8A91CFA94070CE080140C138045D0C07
O CRB enviou um ofício para o MPE denunciando as questões envolvendo as designações e a falta de bibliotecários nas escolas estaduais e estamos aguardando uma resposta. Se cada bibliotecário que estiver sendo lesado optar pela mesma prática, tenho convicção que as nossas solicitações terão mais chances de serem atendidas.
Segue, ainda, abaixo as orientações que foram prestadas no nosso boletim sobre esta questão:
http://crb61.comunicacaodemkt.com/ver_mensagem.php?id=H%7C2199%7C243088%7C145580424237131900
Para demais esclarecimentos estou à disposição.
Atenciosamente,
Lúcio Alves Tannure
CRB-6/2266
Bibliotecário Fiscal|Conselho Regional de Biblioteconomia 6ª Região
Telefax.: 31 3222-4087|31 3224-8355|31 3213-5644
Acesse o nosso site: http://www.crb6.org.br
Qual seria o salario?
Boa tarde! Hoje fui ao CESEC em venda nova.
A informação que as escolas tem, e o que fala este documento é que a vaga é para PROFESSOR e se você for bibliotecário ou não, não vai fazer diferença.
Isto é nada mais do que regularizar o desvio de função no Estado, para o professor que vai para a Biblioteca.
Para se candidatar você deve ser Professor, e quem tiver mais dias no Estado, é que pega a vaga.
Esta designação não é para BIBLIOTECÁRIO, a não ser que seja professor de educação infantil 1º ao 5º.
Este CRB, não faz nada pelo profissional.
Prezada Juliana,
Recebemos a seguinte orientação da Secretaria Estadual de Educação:
“Professores que possuem o curso de Biblioteconomia ou Ciências da Informação terão sempre preferência nos cargos para o Ensino e Uso da Biblioteca/Mediador de Leitura”.
Peço, portanto, por gentileza que nos informe o seu nome completo, número do CRB-6, nome da escola e da secretaria regional da vaga que você está pleiteando para que possamos encaminhar os seus dados para a secretaria apurar a situação.
Sobre a afirmação: “Este CRB, não faz nada pelo profissional” faço um convite para que você venha a nossa sede conhecer o nosso trabalho e todas as ações que estão sendo feitas.
Para demais esclarecimentos estou à disposição.
Atenciosamente,
Lúcio Alves Tannure
CRB-6/2266
Bibliotecário Fiscal |Conselho Regional de Biblioteconomia 6ª Região
Telefax.: 31 8467-0566|31 3222-4087|31 3224-8355|31 3213-5644
Acesse o nosso site: http://www.crb6.org.br
Boa Tarde!!!
Também passei pela mesma situação na designação aqui em Formiga-MG,temos o curso superior e contratam professores,é um absurdo.O Conselho tem que analisar a Resolução junto com a Secretaria de Educação.Estou indignada, uma falta de respeito com o profissional.Aguardo retorno.
voce teve resposta sobre o seu caso ?
Vc disse que terão preferência. Mas se não tiver ninguém dentre os efetivos com o curso de biblioteconomia, como agir…
Consegui a vaga na escola estadual Celso Machado, portanto a inspetora não quis assinar o meu Q.I alegando que eu não tinha magisterio ou curso de pedagogia, sendo que, tenho o CAT. Já comecei a trabalhar mas serei dispensado da biblioteca. O que fazer nesta situação? Ql o motivo da nota lançada pelo CRB falando para os interessados providenciarem o CAT para concorrer à vaga. No meu caso eu consegui e vou perder??
Oi Juliana
Teve alguma resposta referente a designação em sua cidade.
A Graduação em biblioteconomia é disciplina a ser trabalhada no ensino regular. A bibliotecária não trabalhar biblioteconomia .O curso de capacitação e pós graduação na função sim.
Boa tarde! Hoje fui ao CESEC em venda nova.
A informação que as escolas tem, e o que fala este documento é que a vaga é para PROFESSOR e se você for bibliotecário ou não, não vai fazer diferença.
Isto é nada mais do que regularizar o desvio de função no Estado, para o professor que vai para a Biblioteca.
Para se candidatar você deve ser Professor, e quem tiver mais dias no Estado, é que pega a vaga.
Esta designação não é para BIBLIOTECÁRIO, a não ser que seja professor de educação infantil 1º ao 5º ano.
Bom Dia!!!
Fui a designação para bibliotecário em Formiga-MG,sai indignada,temos o curso superior, e não podemos atuar na área,ai o professor que não tem nossa formação consegue a vaga.
O Conselho tem que analisar com a Secretaria de Educação esta Resolução,não está clara,é uma falta de respeito com o profissional que estuda,para depois passar por isso.
É muito revoltante.
Infelizmente a ordem de prioridade na designação é para quem é PROFESSOR ou seja, quem tem formação em pedagogia + biblioteconomia.
Vc disse que terão preferência. Mas se não tiver ninguém dentre os efetivos com o curso de biblioteconomia, como agir…
Sou professora EFETIVA do Ensino Básico com formação superior ( Pedagogia) e atuo numa escola de Ensino Médio, na biblioteca. Vi no portal, que o meu cargo está disponível para designação. Gostaria de saber o por que dessa situação, se eu não pedi nenhuma remoção ou transferência de local? Obrigada
Hoje fui na SRE-Muriaé e conversei com o secretario de educação Sr. Sandro Garrizo a respeito dessas designações. Fui informada que essas vagas são para PROFESSORES, e que terão prioridade professores que possuam graduação em Biblioteconomia, ou seja, quem é formado em Biblioteconomia é Bacharel, não é professor, só a nossa profissão não nos dá o direito destas vagas. Outro ponto interessante: se aparece na designação um professor sem curso de Biblioteconomia e um Bibliotecário, a vaga é do professor… Hah! Se aparece um estudande de qualquer curso de licenciatura com CAT e um Bibliotecário, a vaga é do estudante. No Blog do Conselho fala para ir com CAT. Fui informada que CAT é autorização para lecionar cedida a estudante o que não é o nosso caso… Concluindo: essa vaga só será do bibliotecário se ele estiver nessas designações sozinho ou com outro bibliotecário oque nunca acontece por aqui… Isso faz-me sentir ultrajada, humilhada, chateada… @#$$%*&&¨¨%$%%¨%$$%¨@@#$%$$
Prezada Míriam,
Peço que leve a Resolução SEE nº2836/2015, pag.21, no ANEXO III 2.1.8, além das notas que foram divulgadas nos boletins do CRB6 para o referido inspetor.
Seguem os links para serem impressos:
http://blog.crb6.org.br/artigos-materias-e-entrevistas/designacao-em-escolas-estaduais-novas-regras-para-concorrer-a-vagas/
http://blog.crb6.org.br/artigos-materias-e-entrevistas/nota-de-esclarecimento-designacoes-nas-escolas-publicas-estaduais-de-minas-gerais/
http://sresjdelrei.educacao.mg.gov.br/images/stories/easygallery/DESIGNACAO/resolucaol-2016.pdf
As secretarias estão repassando informações erradas e não estão levando em consideração o que foi incluído na resolução com relação ao formados em biblioteconomia. Informo ainda que alguns profissionais conseguiram a vaga, mesmo concorrendo com outros candidatos.
Atenciosamente,
Lúcio Alves Tannure
CRB-6/2266
Bibliotecário Fiscal |Conselho Regional de Biblioteconomia 6ª Região
Telefax.: 31 8467-0566|31 3222-4087|31 3224-8355|31 3213-5644
Acesse o nosso site: http://www.crb6.org.br
O Lúcio.
Se eles fizerem pós em biblioteconomia. Então, é a mesma coisa do bibliotecário fazer pós em pedagogia e conseguir a vaga.
Injusto!
cordialmente.
Lucio olá…
Gostaria de tirar uma duvida…
Pra concorrer a uma vaga como PEUB e ter preferencia preciso ter biblioteconomia certo?
mas pode ser tanto a bacharel ou Licenciatura?
na rede de educação de mg o que diz? já procurei mas não achei respostas e estou querendo fazer o curso mas a faculdade oferece só bacharel…
As informações são dadas pelas SREs não batem com as dadas pelo CRB. Minha dúvida é a seguinte, se há clareza na lei sobre o exercício da profissão e se o CRB cumpre suas funções por qual motivo esse impasse está se estendendo? Não basta inclusive o CRB usar a lei 12244 ? O que está acontecendo é colegas migrando para a pedagogia e resolvendo suas questões pessoais
enquanto outros lutam pela classe.
Está uma situação muito complicada, em Ribeirão das Neves o diploma de Biblioteconomia não vale para concorremos, pessoas que foram tentar uma vaga passaram constrangimento na frente dos demais presentes, pois os inspetores alegaram que desconheciam este ponto da resolução. Os outros candidatos presente no caso todos professores, ainda falaram que caso não conseguissem a disciplina desejada iam ficar com a biblioteca mesmo, como se estar na biblioteca fosse pouca coisa. Não conseguimos argumentar se somente quem tem o curso de Biblioteconomia também pode passar na frente, porque eles alegam que está escrito professor excedente com o curso de Biblioteconomia, ou professor efetivo com o curso de Biblioteconomia, mas que o profissional somente formado em Biblioteconomia não consta na resolução, mesmo tendo o CAT, não temos direito de passar na frente.
Estive na designação da metropolitana A, e também passei pela mesma situação, me disseram que não entro em nenhuma das situações. Só que no meu caso eu possuo o magistério e fui classificada no concurso. Lá tive a informação que era pra esquecer o curso de biblioteconomia pois não me adiantaria pra nada e que eu estava tentando tomar vaga das pegagogas habilitadas para a vaga.
.Foi divulgado pelo CRB que bastava ter o curso de biblioteconomia e fazer o cat .A Resolução estava clara PROFESSOR com curso de biblioteconomia, mas mesmo assim insistiam em falar pra aqueles que entenderam a resolução de modo correto que era apenas necessário ter o CAT. Muitos bibliotecários desempregados fizeram o CAT achando que as informações prestadas pelo órgão eram verdadeiras, chegando nas escolas , tiveram que voltar pra casa. Infelizmente a Resolução abrange uma parcela bem pequena de bibliotecários( aqueles que são bibliotecários e PROFESSORES. Antes de ocorrer divulgação deveriam ao menos ler a RESOLUÇÃO.
Parabéns ao CRB6! Consegui uma vaga remanescente de professor para o uso da biblioteca graças a essa resolução.
Eu tive sorte de que a inspetoria da minha cidade estava ciente. Mas é necessário que sejam tomadas providências a respeito das secretarias e inspetorias que não respeitaram a resolução.
Eu já estava até trabalhando a quase duas semanas e fui dispensada me disseram que houve um erro na designação e a vaga que ocupei será novamente colocada à disposição dos professores, eu perguntei e se não quiserem ela pode voltar pra mim? Não soube me responder a diretora. A biblioteca está bagunçada desorganizada e cheia de livros didáticos e outros materiais. Os livros de literatura não tem uma ordenação lógica. O salário não é assim um grande salário, porém estava disposta a organizar e melhorar a situação da biblioteca para facilitar a vida dos estudantes e professores. Então para que estudamos tanto? Para tentar um concurso em outra área? Ou para melhorar a nossa?
gostaria de saber qual o valor de uma especialização de biblioteconomia para um professor formado em pedagogia, a especialização serve para ser bibliotecário?
Olá Josi. A especialização não te habilita como bibliotecário, só é bibliotecário que faz a graduação em Biblioteconomia. A especialização irá te capacitar para entender melhor como funciona uma biblioteca.
O Conselho recorre á Lei mas parece que não a entendeu.
O Texto diz:2.1.8 ” professor excedente, prioritariamente com curso de Biblioteconomia/Ciências da
informação; ” ou seja o Professor EXCEDENTE que for bibliotecário tem prioridade sobre outro que não tiver caso contrário a vaga é de um professor excedente sem o curso.
Faltou o CRB entender o que é “professor excedente” que é diferente de professor com CAT, talvez por isto tenha sido “enrolado” pela SEE/MG.
Consegui a vaga na escola estadual Celso Machado, portanto a inspetora não quis assinar o meu Q.I alegando que eu não tinha magisterio ou curso de pedagogia, sendo que, tenho o CAT. Já comecei a trabalhar mas serei dispensado da biblioteca. O que fazer nesta situação? Ql o motivo da nota lançada pelo CRB falando para os interessados providenciarem o CAT para concorrer à vaga. No meu caso eu consegui e vou perder??
E aí? Foi dispensado?
Boa tarde, colegas
sinto muito pelos constrangimentos que alguns passaram durante a semana de designação. para o estado de Minas Gerais. Sempre vivenciei o trabalho de professores formados em Pedagogia ou Magistério nas bibliotecas escolares. Realmente a organização deixa muito a desejar, assim como as atividades realizadas com os alunos. Vamos nos juntar e continuar fazendo os nossos relatos para que esta situação realmente mude e os nosso direitos sejam respeitados. Espero que todos possam ter o seus direitos respeitados, assim como estou tendo.
Abraços a todos e boa sorte.
Marli Andrade
Boa tarde Lúcio Alves Tannure,
Quando você se refere que Professores que possuem o curso de Biblioteconomia ou Ciências da Informação terão sempre preferência nos cargos para o Ensino e Uso da Biblioteca/Mediador de Leitura”.
Pois gostaria de melhor esclarecimento sobre o assunto porque Infelizmente eu Andréa Luciana Candian Marcos sou graduada em Biblioteconomia, também graduada em Pedagogia e não tive prioridade para assumir o cargo de bibliotecária nas Escolas Estaduais do Município de Ubá MG,
Prezada Andrea,
Peço que você realize uma denúncia junto ao MPE (Ministério Público Estadual) informando que você foi preterida no processo seletivo. Peço que coloque junto à denúncia a Resolução SEE nº2836/2015, pag.21, no ANEXO III 2.1.8, além das notas que foram divulgadas nos boletins do CRB6.
Seguem os links para serem anexados à denúncia:
http://blog.crb6.org.br/artigos-materias-e-entrevistas/designacao-em-escolas-estaduais-novas-regras-para-concorrer-a-vagas/
http://blog.crb6.org.br/artigos-materias-e-entrevistas/nota-de-esclarecimento-designacoes-nas-escolas-publicas-estaduais-de-minas-gerais/
http://sresjdelrei.educacao.mg.gov.br/images/stories/easygallery/DESIGNACAO/resolucaol-2016.pdf
Para realizar a denúncia no MPE o link para contato com a ouvidoria é:
http://www.mpmg.mp.br/main.jsp?lumPageId=8A91CFA94070CE080140C138045D0C07
O CRB enviou um ofício para o MPE denunciando as questões envolvendo as designações e a falta de bibliotecários nas escolas estaduais e estamos aguardando uma resposta. Se cada bibliotecário que estiver sendo lesado optar pela mesma prática, tenho convicção que as nossas solicitações terão mais chances de serem atendidas.
Segue, ainda, abaixo as orientações que foram prestadas no nosso boletim sobre esta questão:
http://crb61.comunicacaodemkt.com/ver_mensagem.php?id=H%7C2199%7C243088%7C145580424237131900
Para demais esclarecimentos estou à disposição.
Atenciosamente,
Lúcio Alves Tannure
CRB-6/2266
Bibliotecário Fiscal|Conselho Regional de Biblioteconomia 6ª Região
Telefax.: 31 3222-4087|31 3224-8355|31 3213-5644
Acesse o nosso site: http://www.crb6.org.br
Boa tarde, Lucio.. Meu nome é Norma Lucia Cardoso de Melo. Prestei concurso para bibliotecária do Colégio Tiradentes – o cargo chama-se Analista de Gestão – Biblioteconomia, e fui classificada em primeiro lugar. O concurso foi homologado em 19/09/2015. Fiquei sabendo que há uma professora à frente da biblioteca. Como fica a Lei 100? Entrei em contato com o DEEAS, que é o órgão responsável dentro do Colégio Tiradentes, e a resposta que tive é que as nomeações são de responsabilidade da Casa Civil, e que devo aguardar na validade do concurso. Em nenhum momento da resposta citou-se o fato de haver uma professora ocupando a vaga que, se não me engano, é minha, legitimamente. O que devo fazer? Cabe denúncia?
Muito obrigada por sua atenção.
Prezada Norma,
Vou sugerir à Comissão de Fiscalização do CRB a solicitação de uma reunião com o DEEAS para tratarmos exclusivamente da situação dos colégios Tiradentes, visto que ao contrário da escolas estaduais, houve concurso público para o cargo de bibliotecário.
Realizamos a fiscalização em algumas colégios, mas as instituições foram julgadas juntamente com outras escolas estaduais e a negociação tem sido feita com a secretaria de educação. Vou verificar a possibilidade de realizar um processo a parte, visto que estes colégios possuem estrutura diferenciada.
Para demais esclarecimentos estou á disposição.
Atenciosamente,
Lúcio Alves Tannure
CRB-6/2266
Bibliotecário Fiscal|Conselho Regional de Biblioteconomia 6ª Região
Telefax.: 31 3222-4087|31 3224-8355|31 3213-5644
Acesse o nosso site: http://www.crb6.org.br
Gente, deveríamos ter feito curso de Pedagogia e jamais Biblioteconomia. Os pedagogos sempre estiveram a frente do Bibliotecário. Sempre foi assim e agora eles conseguiram até regulamentar. Biblioteconomia é fim de carreira. Vou cursar pedagogia e me livrar dessa humilhante situação. Biblioteconomia ta com dias os contados. A Classe sempre foi muito fraca.
Por favor gostaria de uma informação, o pedagogo que fazer o curso de pós graduação em gestão de bibliotecas escolares, terá vantagens na designação?
Boa noite! Peguei um cargo na biblioteca de uma escola estadual em MG e na verdade não estou conseguindo exercer a minha função na biblioteca, pois os professores do ensino médio tiram muitas licenças médicas e estou há 3 semanas indo pra sala de aula diariamente e nem mesmo a supervisora e nem a vice diretora dividem essa função comigo. Sou habilitada no curso Normal Superior e não tenho habilitação para dar aulas no ensino médio. Ainda tenho que fazer o plano de aula, pois a supervisora também não me passa. Me sinto sobrecarregada e triste porque os alunos também estão sendo prejudicados ficando sem os conteúdos específicos das disciplinas que substituo e os meus projetos para desenvolver melhor a leitura estão parados.Tenho que permanecer na sala de aula ou posso pedir que façamos um rodízio entre supervisora, vice diretora e eu? Caso a diretora negue o meu pedido posso perder o meu cargo ou sofrer retaliações? Obrigada
Boa noite. vc teve resposta:
tenho enfrentado o mesmo problema que vc.
Alguém sabe sobre essa lei que determina que o professor de uso da biblioteca pode substituir professor. Ela existe?
A pos em biblioteconomia vale também?
Sou formada em pedagogio
Quem é formado em licenciatura em Matenatica e tem pos em biblioteconomia tem direito.a designaçao de bobliotecario?
CRB, o que quer dizer “Professores Excedentes” neste caso como está descrito no texto da lei?
“As vagas para a função de Professor para o Ensino do Uso da Biblioteca/Mediador de Leitura serão
preenchidas observando-se os seguintes critérios de prioridade:
– professor excedente, prioritariamente com curso de Biblioteconomia/Ciências da Informação;
– professor efetivo ou estabilizado com o curso de Biblioteconomia/Ciências da Informação.”
Meu nome é Valeria CRB6 1642, estou trabalhando na E. E. São Francisco de Assis de Divinópolis, fui informada que estou na linha de corte da escola pela resolução SEE 2836/2015 onde agora da direito ao professor sem formação em biblioteconomia ir para biblioteca, como vai ficar a situação de nos bibliotecários diante desta nova resolução?
Prezada Valéria,
Atualmente estamos negociando junto ao Governo Estadual a criação do cargo de Bibliotecário para atuar nas escolas estaduais, bem como a possibilidade dos profissionais com a graduação em biblioteconomia poderem participar das designações para o cargo de professor de uso da biblioteca.
Informo que o Conselho indicou duas bibliotecárias para participar da comissão que irá definir a resolução que fixa as normas para designação em escolas estaduais do ano que vem. Mais informações no link abaixo:
http://blog.crb6.org.br/artigos-materias-e-entrevistas/secretaria-de-educacao-de-minas-gerais-reune-se-com-crb-6/
Estou encaminhando o seu questionamento para as Bibliotecárias que estão participando da comissão para que seja discutido nas reuniões com os representantes do Governo.
Para demais esclarecimentos estou à disposição.
Atenciosamente,
Lúcio Alves Tannure
CRB-6/2266
Bibliotecário Fiscal|Conselho Regional de Biblioteconomia 6ª Região
Telefax.: 31 3222-4087|31 3224-8355|31 3213-5644
Acesse o nosso site: http://www.crb6.org.br
O CURSO DE POS GRADUACAO EM BIBLIOTECONOMIA, NAO VALE NADA?
Boa dia. Sou Formado em Administração e tenho Pós em Docencia e Educação a distancia e pretendi fazer a Pós em Biblioteconomia! será que poço concorrer a vaga no estado???
Bom dia,
Gostaria de saber a contas anda as negociações com o governo do Estado de Minas Gerais para liberação das vagas para o Ensino do Uso de Biblioteca. As normativas para o ano de 2017 deve
estar saindo e ainda não temos nenhuma posição da nossa situação. Sou bibliotecária e tenho licenciatura em pedagogia e na escola da minha cidade (E. E Antero Magalhaes em Santa Rosa da Serra), houve 3 designação para o cargo e eu não pude pegar mesmo sendo professora habilitada e com o curso de biblioteconomia, pessoas somente com pedagogia ficaram com a vaga. Se possível esclareça junto ao Estado essa situação .Certa de vossa costumeira atenção desde já antecipo agradecimento
Meu nome: Andréa Pereira Alves – registro 2668.
estou aguardando retorno.
Ola! sou professora que ocupa o cargo de biblioteca.Na escola que eu trabalho estão chegando as professoras efetivadas em 2016, elas irão ocupar o cargo vago e a professora que estava neste cargo ela é remanejada para o cargo da biblioteca, agora a professora da biblioteca perde o cargo porque tem a classificação mais baixa da escola, ou seja sai da escola quem tem a classificação mais baixa mesmo sendo bibliotecária isso pode acontecer?
Por favor me informe a carga horaria e o salario. obrigada
Por favor gostaria de uma informação, o pedagogo que fazer o curso de pós graduação em gestão de bibliotecas escolares, terá vantagens na designação?
Saiu a prévia o Edital de Designação.
Agora, além dos Pedagogos, os que tem curso Normal tem prioridade para as Bibliotecas.
Bibliotecário mais uma vez a ver navios…
Bom dia. A situação ficou pior. Se alguém quiser trabalhar em bibliotecas do estado va fazer Pedagogia se quiser ter alguma chance. O fato é continua as professoras ou professores a priorizar a vaga de bibliotecários para fazer o que na biblioteca? Emprestar livros.
O CRB não vai – e nem conseguirá – fazer nada, desistam.
Gostaria de saber se o pedagogo que fazer o curso de pós graduação de biblioteca terá as mesmas vantagens que quem tiver o curso superior na designação?
Acabo de ligar para a superintendência de Gov. Valadares (setor de inscrição: 33 3203-3087) e fui informada que a prioridade para Bibliotecários não é válido para as designações. Vou concorrer daqui a pouco a um edital de “Professor para Ensino do uso da Biblioteca’, para uma vaga de 2 semanas e verificarei se esse desrespeito à Resolução (SEE nº2836/2015) persiste realmente. Se persistir vou denunciar ao MP. 7
Obrigada CRB-6.
Carolina Cândido
Se o CRB não conseguir que o cargo de bibliotecário faça parte do quadro administrativo da Rede Estadual de Educação de MG, nós bibliotecários jamais pegaremos vagas, enquanto isto, vemos ocupando diversos cargos no estado todo, professores com habilitação em Pedagogia e até o normal superior de ensino médio tem prioridade sobre nossa formação, já que somos bacharéis. Todos os anos que vamos a uma designação, somos os útlimos da listagem e nossos nomes nem chegam a serem citados. Visto a quantidade de pedagogos na rede. Precisamos de um empenho bem maior por parte do Conselho neste sentido; visto o cargo praticamente ter sido extinto da Rede Estadual, já que o último concurso para a área ultrapassa a casa dos vinte anos. Sempre saíremos perdendo e vendo nossa formação e profissão serem desqualificadas, mediante até uma formação em ensino médio; já que o cargo é para professor e sob esta denominação “professor e orientador no uso da bilioteca”, professores com formação em pedagogia e normal superior tem todas as vantagens sobre nossa classe. Sinto-me densorrada com tal situação e vejo a cada ano que passa, nossas chances de ingressar no meio, mais longes e cada vez menos realizáveis. O Conselho já passou da hora de entrar com recurso para nós associados ou não, que estamos trabalhando árduo para mantermos nossa carreira na ativa.
Qual é a carga horária
De
Boa noite,
Agradeço muito a vocês por lutarem por nossa classe e sei que não deve ser fácil, mas a luta continua. Já fiz a inscrição para a designação 2017 e sei que minhas chances são remotas, pois sou bacharel em Biblioteconomia e só tenho o CAT. Contudo, ficarei de olho em quem for covocado para trabalhar na biblioteca e conforme o caso, denunciarei junto ao CRB.
Att,
Patrícia
Shirlei Ristow
Reclamam que faltam professores entre outros profissionais da educação, estudamos quatro anos Licenciatura em Pedagogia, estágios remunerados e estágios complementares, deixamos tudo que poderíamos fazer como lazer para nos dedicarmos o máximo a educação infantil, fundamental, médio, jovens e adultos, para ter um país alfabetizado. É ao acabarmos a faculdade temos que procurar um emprego fora da área educacional, alegação tem que ser concursados e não podem fazer nada, temos que fazer mais especialização “o que concordo” mas como se não podemos ficar na área educacional, sendo remunerados adequadamente para que a prática esperada pelos graduados em Licenciatura em Pedagogia, pedem para se inscrever em órgãos governamentais autorizados e escolas particulares etc… Mas dificilmente somos aceito, á sempre existe um argumento contrario para os nossos sonhos de faculdade em tornar o Brasil “cidadão com direito à educação”.
O Brasil está acumulando professores, pedagogos em outras áreas, porque atingiu pontuação necessária em concursos, mas tem que esperar anos para ser chamado para assumir cargo desejado nas escolas, e os que não atingiram não tem a menor chance se não for concursado, para que estudar Pedagogia se não podemos nem passar ao próximo o que aprendemos. É na prática que se aprende não resolve só teorias. Educados e educandos se encontram no ensino aprendizagem o ensino é recíproco. Lamentar em outras áreas como profissionais os acontecimentos entristece, imaginem estudar anos Pedagogia é saber que ainda falta muito para chegar a sala de aula e atuar, todos os cursos ficam pequenos perto dos concursos que temos obrigação de passar, sem saber se um dia vamos poder atuar.
“Ensinar é um exercício de imortalidade. De alguma forma continuamos a viver naqueles cujos olhos aprenderam a ver o mundo pela magia de nossa palavra. O professor assim não morre jamais” (RUBEM ALVES).
Querida não desista, tenha fé, DEUS preparará um canto para você desenvolver seu potencial, não perca a esperança e nem desespere ok. Vou torcer por ti, mesmo que nós vivemos nesse turbilhão de dificuldades, constrangimentos e corrupção que é o nosso país, entretanto DEUS é maior do que tudo isso. Ele é dominador e criador de tudo que existe, todo poder está em suas mãos, vamos acreditar sempre que a educação é a única arma além, da fé em DEUS para libertarmos o nosso país. O que for seu ninguém vai tomar, será seu, vai com fé nas designações e acredito que DEUS te dará vitória. Que ele te abençoe muito.
Pessoall sempre foram os professores que atuaram nas bibliotecas escolares, acredito que realmente vocês precisam fazer cursos que trabalhem: didática, aprendizagem , conhecimento em um pouco de psicologia, como acontece com os pedagogos. A tecnicidade que vocês adquirem no curso de biblioteconomia acredito que fica a desejar para atuar nas bibliotecas escolares, pois o trabalho do professor na biblioteca vai além disso ai. Acho lindo o curso de vocês mas quem puder fazer um magistério pelo menos a nível médio ou pedagogia mesmo, percebe-se que será mais eficaz o trabalho de vocês dentro do âmbito escolar.
Lucineide, o fato de professores ocuparem vagas em bibliotecas não os torna habilitados ao trabalho de bibliotecário escolar, além disso justamente porque sempre foi assim é que os profissionais e mais ainda os Conselhos de Biblioteconomia estão lutando para conquistar mudanças. Concordo que o bibliotecário graduado necessita se especializar para atuar em bibliotecas escolares, assim como professores precisariam se graduar em Biblioteconomia para atuar nesse espaço da escola. Se cada profissional fizer o que lhe é devido e ético quem mais tem a ganhar são os estudantes.
Estou cursando ciências biológicas e queria fazer biblioteconomia, porém estou desanimada com estes comentários que ando lendo aqui.
Na minha opinião os CRBs , Sindicatos, Faculdades e profissionais deveriam se unir e pedir ajuda a ONU ” Direitos Humanos”, direitos de uma profissão que mundialmente é reconhecida menos no Brasil, apesar de existir uma Lei. Ou nos unimos ou a profissão superior de biblioteconomia se tornara futuramente um curso tecnico.
“O coordenador da frente, deputado Jose Stédile (PSB-RS), destaca que atualmente só quem tem curso superior em Biblioteconomia pode exercer a profissão (PL 6038/13).
Projeto de sua autoria, aprovado pela Câmara no ano passado e que será analisado agora pelo Senado, permite a atuação de quem tem diploma de nível médio de técnico em Biblioteconomia”
Olá, logo deverão criar um curso de licenciatura em biblioteconomia rsrs, mas enquanto isso não acontece e infelizmente o governo entende o cargo de PEUB como uma “função” e principalmente “reserva” tal função para professores em ajuste funcional, pelo menos é o que parece ( fulano não pode ir para a sala de aula por algum agravante, mas não tem idade nem tem tempo de serviço para aposentar = coloca na biblioteca), pois bem estou iniciando no curso de pedagogia e gostaria muito de fazer em paralelo o curso de biblioteconomia, porém tive receio de perder meu tempo e dinheiro, liguei para o CRB e fui muito bem atendida e me garantiram que vão continuar o empenho em resolver tal situação garantindo pelo menos que a soma dos cursos se mantenha como prioridade para designações.
Também pesquisei é vi que duas pessoas que não puderam assumir o cargo como informaram no ano passado esse ano estavam com prioridade.Grata CRB,
Olà boa tarde!! Eu tenho biblioteconomia mas não pedagogia não fui classificada .Estou começamdo pedagogia .O ano passado trabalhei no estada Como Peub uso do professor na biblioteca.
Acho Uma sacanagem.Abraço
Bom dia!
Acho que o CRB deveria se manifestar publicamente com relação a esta situação. Vários profissionais estão passando pela situação constrangedora de assumirem vagas designados e em questão de dias serem dispensados por não terem o curso de Pedagogia. O CRB e a SEE/MG precisam deixar claro sem margens para interpretações, se o Bibliotecário tem ou não preferência nas vagas para Ensino do Uso de Biblioteca. O CRB deve(ria) ser a voz de todos os profissionais habilitados que mantém o conselho ativo. Portanto acho que a pressão deveria ser por uma nota que esclarecesse tal situação sem mais delongas.
tenho graduação em pedagogia,então não concorro a vaga para professor para uso na biblioteca?
Opa, alguém pode tentar me esclarecer uma divida? Estou cursando pedagogia e biblioteconomia, estou no primeiro semestre. Gostaria de saber se cursando estes dois cursos eu tenho alguma prioridade na listagem em relação a quem ja tem por exemplo só o curso de pedagogia concluído, e em relação a quem ja tem o curso de pedagogia concluído e ja trabalha em bibliotecas de escolas.
Gostaria de receber informações, o mais breve possível, já que as designações para o ano de 2017 já foram todas realizadas, a respeito de como se encontra a situação de nossa classe de bibliotecários, mediante as vagas para o setor biblioteca das escolas estaduais do estado, na qual continuam a dar preferência para o portador de Pedagogia e Normal Superior e na qual nós bibliotecários nem precisamos comparecer às designações, pois nossos nomes nem são citados. O mesmo tem ocorrido no município, no setor municipal, que acompanhando o estado tem contratado auxiliares de biblioteca e pelo visto, nos próximos anos não haverá mais o cargo de bibliotecário nas vagas a serem lançadas. É muito triste ver nossa área se extinguindo e ver nossa total desvalorização como profissional capaz de ajudar e difundir o conhecimento e gosto pela leitura, em uma sociedade tão ociosa do mesmo. Aguardo retorno pelo site e/ou através do meu e-mail ou telefone pessoal cadastrado no CRB, Muto obrigada! Desde já agradeço e aguardo com maior brevidade possívelm informaçãoes a respeito do referido caso.
Boa noite!!!
Sou pedagoga e estudante de biblioteconomia, gostaria de manifestar a minha insatisfação com o estado de gunas em relação ao peub, este profissional tem que dar aulas na biblioteca, assumir turma na ausência do regente, dar aulas de reforço e ainda tem que cumprir módulo 2 sem receber a mais por isso. Deve trabalhar em sábados letivos e escolares. Gostaria de pedir que vocês junto a SEE crie novas regras que possa garantir esse profissional uma jornada mais justa. Acredito que o CRB ira ganhar essa causa sobre a contratação de bibliotecários mas enquanto isso poderiam estabelecer normas mais justas. Também afirmo que tem inspetor aceitando curso de pós graduação em biblioteconomia como prioridade nas designações, alegando que não precisa da graduação bacharel em sim. Muito obrigada.
Sou pedagoga e estou atuando no cargo de biblioteca. Estou sendo convocada a estar na sala de aula quase todos os dias na ausencia de professores. na lei isso e correto
Boa noite! Como anda a luta para que bibliotecários assumam as bibliotecas das escolas estaduais e municipais? Iniciei meu curso esse ano, e espero que até 2020 o nosso mercado de trabalho esteja garantido!.
Obrigada!
Prezada Lais,
O Conselho Regional de Biblioteconomia da 6ª Região vem focando a sua atuação na fiscalização de bibliotecas das escolas públicas, tanto municipais quanto da rede estadual de ensino. Em algumas prefeituras conseguimos êxito atualmente, com a criação do cargo de bibliotecário para atender as escolas municipais de Betim e Santa Luzia.
Segue abaixo um demonstrativo com as principais ações que estão sendo feitas para sanar as irregularidades nas escolas estaduais de Minas Gerais:
• Designações em Minas Gerais: http://blog.crb6.org.br/boletim/designacoes-em-minas-gerais/ – Publicado em 01/02/2017
• Designações em Minas Gerais: http://blog.crb6.org.br/artigos-materias-e-entrevistas/designacoes-em-minas-gerais/ – Publicado em 19/12/2016
• CRB-6 reúne-se com Governo de Minas Gerais: http://blog.crb6.org.br/boletim/crb-6-reune-se-com-governo-de-minas-gerais/ – Publicado em 10/05/2016
• CRB-6 pede mobilização da categoria em prol de seus direitos: http://blog.crb6.org.br/artigos-materias-e-entrevistas/crb-6-pede-mobilizacao-da-categoria-em-prol-de-seus-direitos/ – Publicado em 23/02/2016
• CRB-6 na mídia: artigo aborda descaso do Estado pelas bibliotecas escolares: http://blog.crb6.org.br/artigos-materias-e-entrevistas/crb-6-na-midia-artigo-aborda-descaso-do-estado-pelas-bibliotecas-escolares/ – Publicado em 16/02/2016
• Nota de Esclarecimento: Designações nas escolas públicas estaduais de Minas Gerais: http://blog.crb6.org.br/artigos-materias-e-entrevistas/nota-de-esclarecimento-designacoes-nas-escolas-publicas-estaduais-de-minas-gerais/ – Publicado em 27/01/2016
• Designação em escolas estaduais: Novas regras para concorrer a vagas: http://blog.crb6.org.br/artigos-materias-e-entrevistas/designacao-em-escolas-estaduais-novas-regras-para-concorrer-a-vagas/ – Publicado em 22/01/2016
Para demais esclarecimentos estou à disposição.
Atenciosamente,
Lúcio Alves Tannure
CRB-6/2266
Bibliotecário Fiscal|Conselho Regional de Biblioteconomia 6ª Região
Telefax.: 31 3222-4087|31 3224-8355|31 3213-5644
Acesse o nosso site: http://www.crb6.org.br
Boa tarde,
Preciso que me esclareça uma questão: caso não tem um professor graduado em biblioteconomia à vaga passa o biblioteconomista.
Obrigada.
Olá eu sou formada em pedagogia e faço biblioteconomia mesmo antes de forma eu tenho preferência na hora de concorrer vagas nas escolas do estado?
Boa noite!
Conforme RESOLUÇÃO SEE Nº 3.643, DE 20 DE OUTUBRO DE 2017.
Voltamos a estaca zero.
Nosso curso de Bacharel em Biblioteconomia em nada serve para a Secretaria de Estada de Educação de Minas Gerais.
Continuamos perdendo as vagas nas bibliotecas estaduais para os professores do uso da biblioteca ou para os em ajustamento funcional.
Aguardando uma intervenção do Conselho Regional de Biblioteconomia -CRB6 no processo de designação 2018; ao qual não foi exigido o curso de biblioteconomia para atuar nas Bibliotecas Escolares do Estado de Minas Gerais. Solicitem uma reunião junto á Secretária da Educação para resolver a situação .Entendo que, quando um pedagogo assume uma biblioteca escolar está fazendo uso ilegal da profissão.
Concordo plenamente com o que disse Sabrina, estamos perdendo para um desvio de função que o Estado, professor que vai para a Biblioteca.
Bom dia, as inscrições para designação para o Estado de Minas Gerais do ano que vem – 2018, foram abertas, mas como disse a Sabrina acima, na Resolução SEE Nº 3.643, DE 20 DE OUTUBRO DE 2017, não fomos contemplados novamente. No ato da inscrição, ao selecionar a opção do curso não tem Biblioteconomia. Muito chateada, por este ser um imenso meio de oportunidades que nós não podemos adentrar.
É para designação 2018 voltamos a estaca zero total. Bibliotecários continuam sem vez no estado. E até a especificação da vaga continua Professor para uso de Biblioteca, onde deveria ser “Bibliotecário”. Onde estão as vagas dos Bibliotecários. Espero que este Conselho possa fazer de fato algo por nós.
BOA TARDE! SOU FORMADA EM ADMINISTRAÇÃO, MAS NÃO TENHO O CAT , PARA QUAIS CARGOS POSSO FAZER MINHA INSCRIÇÃO.
Infelizmente os critérios, tendo como prioridade o Bibliotecário de formação não foi atendido, pois eles em 2017 colocaram na resolução que o profissional além de ser formado em Biblioteconomia teria ainda que ter formação em normal, normal superior ou pedagogia. Na resolução de 2018 não mensura nada a respeito.
Boa noite
Gostaria de saber se possuindo graduação em Pedagogia e pos bacharel em biblioteconomia tem mesmo efeito diante do concurso do estado de mg conforme relatos acima. E, em designações tera prioridade acima de tempo de serviço e concursado?!
Aguardo
Obrigada!
Boa tarde, ano que vem irei para o 3° período do meu cruso de licenciatura, já posso emitir o CAT para as designações que saíram este ano que ocorrerá ano que vem? Obrigado!
Boa tarde!
Tenho licenciatura e Bacharelado em História, possuo especialização em biblioteconomia, em uma designação não havendo nenhuma pessoa com a graduação na área, tenho alguma preferência na contratação sobre indivíduos com tempo em outras áreas?