A delegada regional do Conselho Regional de Biblioteconomia 6ª Região Minas Gerais e Espírito Santo (CRB-6), Julive Argentina (CRB-6/819 ES), concedeu uma entrevista para o programa Manhã da Piedade a respeito do aumento da venda de livros em 2021.
No acumulado de janeiro a novembro de 2021, as vendas cresceram 33% em volume. Julive acredita que o aumento já era esperado “porque as pessoas estavam em casa, durante a pandemia e puderam estreitar os laços com seus familiares. Elas tinham tempo livre. Normalmente, a desculpa dada para a falta de leitura é, justamente, a falta de tempo. Várias dessas pessoas encontraram oportunidade para estabelecer o hábito, para quem não tinha, ou retomar esse hábito tão bom, que é a leitura”, observa.
A apresentadora Moninha questionou sobre a criação do hábito de leitura, alegando que “os neurocientistas falam que para poder adquirir o habito são 21 dias treinando todos os dias”. Julive explicou que “a gente tem, quando falamos de hábitos, essa prescrição de 21 dias, no mínimo, para poder dizer que adquiriu o hábito, assim como caminhar. É importante cuidar do corpo, mas também é importante cuidar da mente e a leitura faz isso, proporcionando esse cuidado com a nossa mente”, destacou.
Segundo Julive, vale ressaltar que os livros tradicionais, por assim dizer, não são o único meio de leitura, existem gibis, histórias em quadrinhos e diversos outros. “Leia o resumo sobre a história para ver se é o que você gosta, tente se descobrir. Comece a ler, sem amarras. Se você não gostar de ler, você para de ler e vai pra outro, mas não deixe que a primeira experiência defina tudo. Às vezes, você não gostou daquele livro, mas vai gostar do próximo. Você vai se descobrir na leitura, o que te agrada e o que te chama mais atenção”, aconselha.
Para assistir a entrevista na íntegra, acesse o link .