A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) divulgou o edital de chamamento público para selecionar a Organização da Sociedade Civil (OSC) que será parceira da PBH na realização da 11ª edição do Festival Internacional de Quadrinhos de Belo Horizonte (FIQ-BH). O evento está previsto para acontecer em junho de 2022.
AS OSC interessadas devem ter sede ou instalações na capital mineira, atender aos requisitos de habilitação jurídica, fiscal e trabalhista, e demonstrar a qualificação exigida pelo edital. A proposta técnica e a documentação devem ser entregues entre os dias 21 e 23 de fevereiro.
Histórico
O FIQ-BH foi criado em 1999 e se tornou um importante meio de valorização e crescimento dos quadrinhos no Brasil, sendo considerado o maior evento do gênero na América Latina. O festival proporciona o encontro de produções contemporâneas e o intercâmbio entre artistas e editores de diversas nacionalidades.
Atividades de desenvolvimento técnico-profissional, troca de experiências artísticas e pedagógicas, capacitação e formação de jovens quadrinistas fazem parte da programação desse grande evento que está, agora, em sua 11ª edição.
No ano passado, aconteceu o FIQ em casa, uma edição especial e virtual, devido ao cancelamento da edição em razão da pandemia. O edital definiu que “a proposta consistiu na produção e transmissão de conteúdos exclusivos relacionados às temáticas do FIQ, selecionados e mediados pela curadoria e coordenação do Festival, com a interação do público”.