A Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB) lançou no dia 31 de março o Censo da Biblioteconomia e Ciência da Informação Brasileira, uma iniciativa que conta como apoio do Conselho Federal de Biblioteconomia (CFB) e da Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação (Abecin).
O censo é um instrumento de coleta de dados que tem o propósito de servir como uma fonte de informação referencial que mapeie o perfil dos profissionais a partir de aspectos socioeconômicos, educacionais e de atuação. Seu público-alvo são pessoas formadas em Biblioteconomia, Ciência da Informação ou Gestão da Informação, indiferente do espaço em que estejam atuando (bibliotecas, centros de documentação, empresas, na docência, entre outros).
O CFB participou de reuniões durante o processo de construção do instrumento, após a qual houve um período de realização de pré-testes e adequação do formulário. A necessidade de saber informações sobre os profissionais da Biblioteconomia é uma demanda antiga. Por isso, o Conselho Federal formalizou a parceria apresentado pela FEBAB, junto com a Abecin, como forma de contribuir para a integração das entidades representativas da Biblioteconomia brasileira.
A agenda proposta pela FEBAB foi de lançamento do censo ainda no mês de março, iniciando a coleta de dados desde já, para que em setembro ocorra uma mesa-redonda no Congresso Brasileiro de Biblioteconomia e Documentação (CBBD) apresentando parte dos resultados.
O censo poderá ser acessado e respondido pelo endereço: https://censo.febab.org.