A Bibliotecária Cleunice Ferreira da Silva (CRB-6/3820) sempre encontrou nas bibliotecas um refúgio para estudos e pesquisas. Formada em 2020, no Claretiano Centro Universitário, sua trajetória começou em uma biblioteca universitária, onde descobriu sua verdadeira vocação. Após um período morando fora, Cleunice decidiu retornar a Timóteo (MG), sua cidade natal, onde prestou concurso público da prefeitura em abril de 2024. Com um desempenho destacado, ficou em segundo lugar e, como o primeiro colocado não assumiu, ela ficou com a vaga disponível para coordenar a biblioteca pública municipal.
Recentemente, Cleunice enviou uma carta ao Conselho Regional de Biblioteconomia 6ª Região (CRB-6) expressando sua gratidão pelo apoio e pela fiscalização que garantiu a sua nomeação, em 14 de Agosto de 2024. Nele, ela ressaltou a importância da regulamentação e valorização da profissão de Bibliotecário, reconhecendo o papel do Conselho na promoção de um ambiente profissional adequado.
“Eu quis agradecer ao CRB-6, pois foi a partir da fiscalização que a prefeitura criou o cargo de Bibliotecário e abriu a vaga. E com a minha chegada na biblioteca, os anseios pela modernização e informações agora podem se tornar uma realidade. Também é uma forma do Conselho e a comunidade de Timóteo saber que a biblioteca tem um profissional especializado para atuar dentro do espaço”, escreveu a profissional.
Nas segundas, quartas e sextas pela manhã, ela está revisando o regimento da biblioteca, conhecendo a equipe, as atividades e os processos de trabalho, que ainda são manuais. Tem ouvido diversas demandas e sugestões de melhorias para otimizar os processos e tem se esforçado para conhecer melhor a comunidade que frequenta a biblioteca, a fim de atendê-los de maneira mais eficaz.
Durante as tardes das terças e quintas, Cleunice está dedicada à seleção de materiais para descarte, já que a biblioteca possui um acervo extenso, mas pouco espaço para acomodar todos os livros. Além disso, tem realizado reuniões com a Secretaria de Educação para se apresentar como a nova Bibliotecária e reivindicar recursos para a informatização da biblioteca, buscando dar visibilidade a esse importante espaço comunitário.
Com determinação e entusiasmo, Cleunice está pronta para transformar a Biblioteca Pública de Timóteo em um verdadeiro centro de conhecimento e cultura, contribuindo significativamente para o desenvolvimento da comunidade que atende.