Acontece hoje, às 19h, a live “O papel da Biblioteca Escolar na transformação social do aluno”. O evento é o segundo de uma série que o Conselho Regional de Biblioteconomia 6ª Região Minas Gerais e Espírito Santo (CRB-6) está promovendo, desde ontem (29), em seu canal no Youtube.
Acompanhe a programação especial de fim de ano promovida pelo CRB-6 e concorra a duas ecobags em cada live.
Ciência da informação é lugar de criança? A invisibilidade do público infantil como sujeitos informacionais
A live de ontem “Ciência da informação é lugar de criança? A invisibilidade do público infantil como sujeitos informacionais” foi apresentada pela doutora em Ciência da Informação Niliane Cunha de Aguiar. A palestrante é professora da Universidade Federal de Sergipe (UFS), membro do Grupo de Biblioteca Escolar do Conselho Regional de Biblioteconomia 5º Região (CRB-5) e Vice-presidente da Associação dos Bibliotecários e Documentalistas de Sergipe. A abertura e mediação do evento ficaram com o presidente do CRB-6, Álamo Chaves (CRB-6/2790).
Entendendo a importância de conhecer os usuários dos diversos tipos de bibliotecas, é possível dizer que a criança é percebida pela Ciência da Informação como sujeito informacional? Existem estudos de usuários específicos para crianças? Os cursos de biblioteconomia preparam os Bibliotecários para criar serviços e produtos para esse público? Os Bibliotecários escolares sabem lidar com crianças? O que é competência informacional infantil? Essas e outras reflexões foram apresentadas para demonstrar a importância de inserir a criança nas temáticas de pesquisa e nas práticas da Ciência da Informação.
O papel da Biblioteca Escolar na transformação social do aluno
A live de hoje acontece às 19h sobre “O papel da Biblioteca Escolar na transformação social do aluno” com a participação de Oswaldo Francisco de Almeida Júnior, Doutor em Ciências da Comunicação, pela Universidade de São Paulo. A abertura também será do presidente do CRB-6, Álamo Chaves. A proposta é discutir o papel da Biblioteca Escolar como agente ativo na transformação social do aluno, destacando os aspectos educacionais dessas unidades informacionais.
Bibliotecas Inteligentes: Como a tecnologia pode melhorar a experiência dos usuários de bibliotecas
A última live do ano será com Anderson Rover, diretor de inovação da empresa Biccateca, abordando as “Bibliotecas Inteligentes: Como a tecnologia pode melhorar a experiência dos usuários de bibliotecas”, dia 7 de dezembro, às 19h, no canal do Youtube do Conselho.
Antigamente, as bibliotecas eram projetadas e construídas para livros. Atualmente, elas são pensadas para as pessoas e a tendência é transformá-las em smart buildings. A inovação tecnológica permite aumentar o alcance das bibliotecas, atrair mais público e, especialmente, melhorar a experiência dos usuários de bibliotecas. O tema será foco da palestra de Anderson Rover.