
A delegada regional no estado capixaba, Júlive Argentina (CRB-6/819 ES), e a conselheira suplente do Conselho Regional de Biblioteconomia 6ª Região Minas Gerais e Espírito Santo, Juliana Binda (CRB-6/944 ES), compareceram à celebração dos 72 anos da Academia Feminina Espírito-Santense de Letras, realizada no dia 18/8, no Museu Capixaba do Negro (MUCANE), em Vitória (ES). O evento reuniu expoentes da Literatura, da política e da sociedade.
Entre os convidados, estavam o prefeito de Vitória, Lorenzo (Republicanos/ES), e o secretário municipal de cultura da capital capixaba, Luciano Picoli Gagno. A comemoração contou com depoimentos da escritora, professora emérita da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e ocupante de cadeira da Academia Espírito-Santense de Letras (AEL), Ester Abreu; e da presidente da instituição, Neusa Glória dos Santos.
“Foi incrível ver de perto a comemoração de uma instituição renomada, que é fruto do esforço das mulheres em estarem no círculo literário. O evento não foi só uma festa, houve momentos de reflexão sobre o lugar feminino nos livros e também acerca do machismo”, afirmou Júlive Argentina.
Juliana também se encantou com as pautas do evento e destacou sua importância para a leitura, além da celebração de escritoras. “Durante o evento, as pessoas doaram livros para a biblioteca do MUCANE, que é um espaço público muito relevante no Centro de Vitória (ES). Ver essa movimentação foi incrível”, ressaltou a conselheira suplente.
Júlive e Juliana conversaram com o prefeito da capital capixaba que ressaltou a importância da celebração e a atuação do CRB-6. Confira.
Emocionada, Neusa refletiu sobre o evento: “Comemorar 72 anos de fundação da Academia Feminina Espírito-santense de Letras é relembrar um grande percurso histórico de destemor e bravura de intelectuais aguerridas que nos antecederam mantendo viva a ideia voltada às realizações culturais da mulher capixaba, independente das dificuldades, rompendo tabus, principalmente no momento de criação da instituição, que era predominantemente masculino”.
Academia Feminina Espírito-Santense de Letras já participou de live do CRB-6
O encontro sobre a importância da leitura no desenvolvimento social aconteceu no dia 25/6, no canal de YouTube do Conselho. A live contou com a presença da presidente da Academia Feminina Espírito-santense de Letras, Neusa Gloria; da professora, escritora e poetisa, Valsema Rodrigues da Costa; da escritora, pedagoga e mestra em Educação, Ailse Therezinha Cypreste Romanellia; e Ester Abreu.
A conselheira suplente, Juliana Binda, mediou o evento.