Entre os dias 26 e 30 de agosto, Orfila Maria Mudado (CRB-6/756), Bibliotecária-fiscal do Conselho Regional de Biblioteconomia da 6ª Região (CRB-6), realizou uma intensa jornada de fiscalização em Guarapari, no Espírito Santo. Durante esses cinco dias, a profissional visitou 22 instituições educacionais, incluindo cinco escolas estaduais, 11 escolas municipais, três centros educacionais privados e três colégios. O objetivo principal da fiscalização foi assegurar que as bibliotecas dessas instituições estivessem em conformidade com as normas e diretrizes estabelecidas em lei e pelo Conselho Federal de Biblioteconomia (CFB).
No dia 26, a profissional fiscalizou uma escola estadual, que se encontrava fechada para a reforma, e outra municipal, que estava irregular. No dia seguinte, ela fiscalizou três escolas municipais e uma escola estadual, todas as instituições estavam irregulares. Por sua vez, o centro educacional privado não possuía uma biblioteca. Já o colégio, sim, apesar de não ter um profissional à frente do espaço.
No dia 28, um colégio não tinha biblioteca. Mais tarde, Orfila fiscalizou quatro escolas municipais, três delas estavam irregulares e a outra, em construção. Já a escola estadual se encontrava irregular. Já no dia 29 de agosto, ela fiscalizou três escolas municipais e todas se encontravam em situação irregular. O centro educacional, a escola estadual e o colégio também estavam irregulares.
Por fim, no dia 30, Orfila fiscalizou uma escola estadual e um centro educacional privado. As duas instituições estavam irregulares.
Todas as instituições com irregularidades foram formalmente autuadas e notificadas pelo CRB-6. Aqueles que não regularizarem sua situação terão serão convocadas a comparecer em plenário para julgamento, na qual poderão enfrentar penalidades, incluindo multas, conforme a legislação em vigor. O CRB-6 tem como objetivo garantir que bibliotecas e instituições educacionais estejam devidamente estruturadas e geridas por profissionais qualificados, assegurando o acesso adequado à informação e à cultura, em conformidade com as normas legais.