A Bibliotecária-fiscal do Conselho Regional de Biblioteconomia 6ª Região (CRB-6), Jozane Pacheco (CRB-6/3733), esteve, entre os dias 16 e 20 de outubro, nos municípios mineiros de Lavras e Campo Belo, para realizar visita fiscalizatória em 23 instituições, das quais apenas 9 estavam em conformidade com a legislação.
Durante o primeiro dia, Jozane esteve em 2 instituições privadas, localizadas em Lavras. Ambas estavam regulares.
No dia 17, foi a vez do município de Campo Belo. Na ocasião, a Bibliotecária-fiscal esteve em 6 instituições, sendo 1 escola municipal e 2 escolas estaduais que estavam irregulares, além de 1 escola estadual em que a profissional foi impedida de entrar. A Biblioteca Pública Municipal José Miserani de Carvalho e um colégio particular também foram vistoriados e estão em conformidade com a legislação.
De volta a Lavras, no dia 18, foram fiscalizadas 5 instituições, sendo: 3 colégios particulares, que estavam irregulares, 1 fundação cuja biblioteca foi desativada, e o SENAC, que estava regular.
No dia 19, Jozane esteve no Centro Universitário de Lavras e no Colégio Unilavras, que funcionam em conformidade com a legislação, e em 4 escolas municipais que estavam irregulares, totalizando 6 instituições vistoriadas.
Durante o último dia, a Bibliotecária-fiscal esteve em 4 instituições, sendo 1 escola municipal, que estava irregular, duas faculdades que estavam regulares e o Colégio Cenecista Juventino Dias, que está desativado.
Denuncie
É importante destacar que as fiscalizações realizadas pelo CRB-6 acontecem em parceria com os próprios Bibliotecários e a população em geral. Através das denúncias é possível realizar uma fiscalização mais assertiva, garantindo que instituições irregulares sejam vistoriadas e, consequentemente, que surjam novas oportunidades para os Bibliotecários.
Por isso, caso tenha conhecimento de irregularidades, realize sua denúncia através do endereço: www.crb6.org.br/denuncie ou pelo nosso correio eletrônico: crb6@crb6.org.br. Os dados pessoais fornecidos pelos denunciantes, são mantidos em completo sigilo.