Entre os dias 8 e 11 de julho, o Conselho Regional de Biblioteconomia 6ª Região (CRB-6) conduziu uma operação de fiscalização em Pouso Alegre, no Sul de Minas, liderada pela Bibliotecária-fiscal Orfila Maria Mudado (CRB-6/756). Durante essa ação, foram inspecionadas 20 instituições, entre públicas e privadas.
No dia 8, Orfila Maria fiscalizou um centro educacional particular e uma instituição privada e ambas estavam irregulares. No dia seguinte, a Bibliotecária-fiscal esteve em quatro colégios particulares e duas escolas municipais, e uma delas estava regular.
Na quarta-feira, dia 10, a profissional visitou dois colégios privados e apenas um se encontrava com um profissional de biblioteconomia à frente do espaço. Em seguida, fiscalizou duas escolas municipais, um centro e um instituto privados. E nenhum deles estava regular.
Por fim, no dia 11, ela visitou seis instituições: cinco escolas municipais e um colégio. Apenas este último estava regular.
Todas as instituições que apresentaram irregularidades foram devidamente autuadas e notificadas pelo CRB-6. As que não regularizarem sua situação serão convocadas para um processo de julgamento e estarão sujeitas a penalidades, incluindo multas, conforme a legislação vigente.
O CRB-6 tem como objetivo assegurar que as bibliotecas escolares sejam corretamente estruturadas e geridas por profissionais qualificados, garantindo assim o acesso à informação e à cultura de acordo com as normas estabelecidas pela lei.