A eleição do Conselho Federal de Biblioteconomia (CFB), que definirá a gestão para o triênio 2025-2027, acontecerá no dia 19 de outubro de 2024, durante a Assembleia Geral dos Delegados Eleitores. Serão eleitos 15 novos conselheiros federais e 3 conselheiros suplentes. O resultado será publicado no dia 22 de outubro, com prazo para recursos até 24 de outubro e decisão final no dia 28 de outubro.
A escolha dos novos membros do CFB ocorre da seguinte forma: cada Delegado Eleitor dos 14 Conselhos Regionais de Biblioteconomia (CRB) do Brasil vota em até 11 dos 17 Bibliotecários inscritos. Os oito melhores posicionados são eleitos conselheiros efetivos, enquanto os 9º, 10º e 11º melhores colocados serão conselheiros suplentes. Os seis restantes não integrarão a nova gestão.
Além disso, serão eleitos 7 conselheiros para as vagas reservadas a docentes, que serão sorteados dentre os 15 inscritos nas vagas para representantes dos cursos de bacharelado em biblioteconomia reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC).
Só é possível ser eleito 1 profissional Bibliotecário por CRB e 1 docente por Estado da Federação. Todos os candidatos – profissionais e docentes – precisam possuir registro e estarem regulares no CRB de sua jurisdição.
O Conselho Regional de Biblioteconomia 6ª Região (CRB-6) tem uma Bibliotecária candidata para as vagas de profissionais e duas professoras inscritas para sorteio. Conheça cada uma delas.
Candidata Bibliotecária à Conselheira Federal
Kátia Lúcia Pacheco (CRB-6/1709)
Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) em 1989 e especialista em Organização da Informação em Contextos Digitais (2007) pela mesma instituição, Kátia é mestre (2009) e doutora (2016) em Ciência da Informação pela UFMG. Em 2016, conquistou o primeiro lugar na premiação de melhor tese pela ANCIB.
Kátia foi bibliotecária da Escola de Música da UFMG e Diretora do Sistema de Bibliotecas da UFMG, sendo eleita pelos pares para três mandatos. Ela também foi conselheira do CRB-6 em três gestões e do Conselho Federal de Biblioteconomia em duas gestões, ocupando cargos de liderança, como Diretora Administrativa e Presidente da Comissão Eleitoral.
Propostas de Kátia:
- Defender o cumprimento da legislação e da regulamentação do exercício da profissão;
- Zelar pela ética no exercício profissional, assegurando padrões de qualidade, como por exemplo, estabelecer carga horária mínima/máxima para a atuação do profissional;
- Otimizar o processo de fiscalização profissional, incentivando os regionais a aderirem e implantarem com eficiência o PAFIS e/ou outros projetos de incentivo à fiscalização;
- Contribuir para a harmonização de práticas e políticas em todos os conselhos regionais;
- Realizar campanhas de divulgação do profissional Bibliotecário em rede nacional e em eventos científicos afins;
- Melhorar a comunicação no Sistema CFB/CRB fortalecendo a união da categoria;
- Liderar discussões estratégicas, promovendo avanços e defendendo os direitos dos Bibliotecários e da sociedade
- Realizar workshop sobre articulação política para o Sistema CFB/CRB;
- Avançar na gestão documental do Sistema CFB/CRB;
- Aprimorar o uso do Sistema Eletrônico de Informações (SEI) ampliando a base de conhecimento;
- Atualizar os planos de trabalho;
- Implantar a contabilidade de custos;
- Carteira e Cédula Profissional: uso e formato;
- Atualizar atos normativos que encontram-se defasados.
Para a Bibliotecária, a união e o fortalecimento da classe são essenciais para promover avanços recentes na Biblioteconomia e nas políticas públicas voltadas para a profissão.
Candidatas Docentes a Conselheira Federal
Cíntia de Azevedo Lourenço (CRB-6/2192)
Graduada em biblioteconomia pela PUC-Campinas, com especialização em Análise de Sistemas, Cintia possui Mestrado em Ciência da Informação pela PUC-Campinas e Doutorado em Ciência da Informação pela UFMG. Cíntia atuou como Bibliotecária em São Paulo de 1991 a 2001, quando se mudou para Belo Horizonte para realizar o doutorado.
Em 2005, iniciou sua carreira docente na UFMG na área de organização e tratamento da informação. Apesar de nunca ter atuado em órgãos de classe, Cíntia deseja contribuir para o fortalecimento dos cursos de biblioteconomia no Brasil por meio do CFB.
Dalgiza Andrade Oliveira (CRB-6/1577)
Professora Associada da UFMG, Dalgiza possui pós-doutorado pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e Doutorado em Ciência da Informação pela UFMG. Sua atuação é marcada pela participação na linha de pesquisa Arquitetura e Organização do Conhecimento e cooperativamente da Frente de Trabalho Biblioteca Escolar e Políticas de Leitura do INCT-Educação/CNPq. Foi Subchefe do Departamento de Organização e Tratamento da Informação e atuou como Vice-Presidente do CFB na 18ª Gestão (2019-2021).
Com a experiência como Presidente do CRB-6 em duas gestões e conselheira do CFB em três mandatos, Dalgiza está determinada a promover políticas públicas que atendam às necessidades das bibliotecas e Bibliotecários, fortalecendo a área e contribuindo para o desenvolvimento da sociedade.
Importante
As informações de cada candidato foram disponibilizadas pelos próprios profissionais. Caso algum deles queira alterar as informações a seu respeito, o CRB-6 irá atualizar esta matéria.
O CFB disponibilizou vídeos dos candidatos de todos os CRB. Acesse. Já o edital da eleição está disponível neste endereço.
Acompanhe todas as informações sobre as eleições do CFB em nossas redes sociais (Facebook e Instagram) e nas mídias do CFB (Facebook e Instagram).