O Colégio União, na cidade mineira de Três Corações, contratou a Bibliotecária Fernanda Pereira Castro (CRB-6/2175) como responsável pela biblioteca escolar, após ações de fiscalização do Conselho Regional de Biblioteconomia 6ª Região Minas Gerais e Espírito Santo (CRB-6).
A contratação é mais uma vitória para a equipe de fiscalização do CRB-6, uma vez que o colégio estava em inconformidade legal ao permitir o funcionamento da biblioteca sem um Bibliotecário com registro ativo no CRB e em dia com a anuidade, contrariando as Leis Federais nº. 4.084/62 e nº. 9.674/98, o Decreto nº. 56.725/65 e a Resolução CFB nº. 197/2018.
Fernanda Pereira Castro
Graduada há quase 20 anos pela UNINCOR, ela possui vasta experiência na área, sendo apaixonada pela profissão e “feliz em poder contribuir com as ações do Colégio União, considerado referência municipal”.
Ela foi contratada no início de março e conta que o colégio a convidou pela experiência com biblioteca e atendimento ao usuário, tanto em educação básica quanto em ensino superior.
A contratação é recente e a Bibliotecária ainda não teve oportunidade para desenvolver atividades. Fernanda afirma que o Colégio União estimula ações visando benefícios à educação de forma geral. Integrar a biblioteca ao ensino e a sala de aula é uma oportunidade ímpar para demonstrar a importância da área e o quanto o ensino ganha em qualidade com uma bibliotecária apoiando os professores.
A expectativa de Fernanda, com a retomada das atividades presenciais, é promover ações para uso da biblioteca em uma parceria com a coordenação pedagógica do colégio, atendendo, diretamente, os alunos e os temas de ensino. Ainda assim, ela destaca que é importante estimular as ações contra a pandemia, como o uso de álcool e máscara.