Além de facilitar o acesso à informação para todas as pessoas independentemente da idade, classe e gênero, as bibliotecas também têm como finalidade a promoção de eventos e projetos voltados à cultura, educação e estímulo à leitura. Sendo assim, algumas bibliotecas de Minas Gerais prepararam uma série de eventos para o mês de outubro. Confira:
Arceburgo
A Biblioteca Pública Municipal Sebastião Campos está disponibilizando um acervo de milhares de livros nos formatos físico e e-book. As obras transitam entre a literatura infantojuvenil, literatura estrangeira, brasileira, autoajuda e biografias. Interessados em pegar os títulos emprestados devem fazer cadastro no site da biblioteca.
Belo Horizonte
Está em cartaz simultaneamente na Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais e na Escola de Design da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) a exposição “Encontro Marcado – 300 Anos de Minas Gerais”. Produzida pelo Instituto Fernando Sabino, a mostra conta com vasto material do acervo pessoal do cronista mineiro. Interessados podem conferir a exposição até hoje, 12 de outubro, de 8h às 18h. Entrada franca.
Já a exposição “História afetiva de leitores e bibliotecas” está em cartaz na Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais. Reunindo relatos de belo-horizontinos sobre suas experiências com a leitura nas bibliotecas e outros espaços de leitura da cidade, a mostra tem como objetivo contar a história afetiva da leitura na capital mineira. “História afetiva de leitores e bibliotecas” está em cartaz até 28 de outubro, de segunda a sexta-feira, de 8h às 18h; sábados, de 8h às 12h. Entrada franca.
A biblioteca também está promovendo o 2º encontro do Projeto Comunidade Leitora de Minas Gerais. O evento, que reúne leitores no intuito de debater títulos que marcaram a vida de cada um, será realizado no próximo dia 22/10, às 14h, via Google Meet. Interessados devem se inscrever pelo comunidadeleitoramg@gmail.com.
Congonhas
A Biblioteca Pública Djalma Andrade usou seu perfil no Instagram para realizar o projeto “Dica de Leitura”. Três vezes por semana, são publicados nos stories dicas de livros que estão disponíveis no acervo da instituição. As indicações, por sua vez, são realizadas pelo público em geral.
Conselheiro Lafaiete
Em Conselheiro Lafaiete, um trailer usado virou uma biblioteca itinerante para uso dos moradores da cidade. O projeto foi desenvolvido pelo Instituto Meraki e financiado por meio da Lei Aldir Blanc. Batizada com o nome de Avelina Noronha, poetisa, acadêmica e madrinha dos poetas lafaietenses, a biblioteca itinerante teve seu acervo de livros adquirido por doações da comunidade. Contatos e doações de livros podem ser feitos pelo (31) 98987-2342.
Divinópolis
Para fazer valer a Lei 10.639/2003, que estabelece a obrigatoriedade do ensino de história e cultura afro-brasileira dentro e fora de espaços escolares, a Biblioteca Ataliba Lago desenvolveu o projeto “Na Voz do Tambor – Histórias Afrocentradas”. O acervo da biblioteca contará com 20 cópias de mais de dez diferentes títulos de histórias afro-infantis no intuito de ampliar o debate antirracista e fomentar o avanço das relações étnicas.
Para comemorar o Dia das Crianças, a biblioteca preparou uma agenda de atividades especiais. Entre os dias 13 e 15 de outubro, será realizado o projeto “Manhãs Lúdicas”, com programação que envolve jogos, pinturas e confecção de brinquedos que estimulam a criatividade e imaginação. As atividades ocorrem de 8h às 11h. Podem participar crianças a partir de 8 anos mediante inscrição pelo telefone (37) 3222-7183. Para participar, é necessário levar duas garrafas pet e duas folhas de papel crepom.
José Raydan
A escritora Iraídes Amaral lançou, no última dia 4 de outubro, o livro “Como Você quer que Seja?” na Biblioteca Municipal Dona Nalzira Fernandes Lopes. A escolha de José Raydan como local de lançamento do livro decorre de a cidade ser a terra natal de Iraídes.
Passa Quatro
Está disponível no Facebook da Casa da Cultura de Passa Quatro o Sarau realizado no dia 18/9. O evento, que marcou a reabertura das atividades do local, contou com poesia, música, exposição de artes e teatro. A Casa da Cultura de Passa Quatro funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Santana de Pirapama
O primeiro Sarau Virtual da Biblioteca Pública Municipal “Padre Castanheira” de Santana de Pirapama está disponível no canal de Youtube da entidade. O evento integra a 8ª Jornada do Patrimônio Cultural de Minas Gerais.
São José da Lapa
No dia 31/8, a Biblioteca Dona Efigênia Chalita foi reinaugurada. A reforma no ambiente possibilitou a criação do espaço infantil Lúcia Machado de Almeida, dedicado exclusivamente às crianças.
São Sebastião do Paraíso
Depois de ficar fechado por um ano e sete meses em decorrência da pandemia do novo coronavírus, o Museu Municipal Napoleão Joele voltou a funcionar no dia 4/10. A retomada das atividades respeita os protocolos sanitários, de modo que é exigido agendamento prévio para visitas ao acervo do museu e à biblioteca. O museu está disponibilizando inicialmente turnos para visitas às 9h, 10h, 11h, 14h, 15h e 16h. O agendamento deve ser realizado pelo (35) 3531-5002. Já na Biblioteca Municipal, o horário de acesso é das 8h às 12h. O agendamento pode ser feito pelo (35) 3539-1017.
Uberlândia
As bibliotecas do Centro Municipal de Cultura, no Centro, a Sucursal do bairro Roosevelt e a do CEU do bairro Shopping Park retomaram suas atividades presenciais. A reabertura ocorreu no dia 17/9. No entanto, de acordo com a Secretaria de Cultura e Turismo, é preciso estar alerta para as restrições e cuidados como limite de leitores, disponibilização de álcool em gel e utilização obrigatória de máscara nas dependências.
O projeto “Ônibus Biblioteca”, da Prefeitura de Uberlândia, atenderá dez bairros da cidade somente em outubro. O veículo adaptado como biblioteca conta com mais de nove mil títulos em seu acervo que transitam entre clássicos da literatura nacional, infantil, infanto juvenil, literatura estrangeira, best-sellers, entre outras categorias. Os bairros contemplados são Nossa Senhora das Graças, Planalto, Dona Zulmira, Tocantins, Laranjeiras, Jardim Holanda, Aclimação, Jardim das Palmeiras, Liberdade e Segismundo Pereira. Mais informações no site da Prefeitura.
Varginha
Diversos novos livros fazem parte do acervo da biblioteca da Fundação Cultural de Varginha. Foram acrescentados os títulos Réquiem para Cézanne”, de Bertrand Puard; “De repente”, de Barbara Delinsky; “O mundo pós-aniversário”, de Lionel Shriver; “A força da bondade”, de André Luiz Ruiz; “Antiético, eu?”, de Max Bazerman e Ann Tenbrunsel; “Vai que dá!”, organizado por Joaquim Castanheira; e “Viva com Alegria”, de Anselm Grün. Em função da pandemia do novo coronavírus, a biblioteca não está funcionando presencialmente, mas o leitor pode consultar os livros pelo telefone (35) 3690-2141 ou pelo site.
Vitória (ES)
A Biblioteca Municipal Adelpho Poli Monjardim preparou programação especial para o Dia das Crianças. O projeto “Viagem Pela Literatura” promove contações de histórias até amanhã (13/10), às 9h. As atividades serão realizadas na sede da biblioteca, no Casarão Cerqueira Lima, que fica na Cidade Alta, Centro Histórico de Vitória. Mais informações pelo (27) 3381-6925.