As bibliotecas públicas de Cariacica e Vitória, cidades localizadas no Espírito Santo, foram destaque no ESTV 1ª Edição, da Globo-ES. A jornalista Rafaela Marquezini apresentou duas matérias especiais: uma sobre a biblioteca de Cariacica, veiculada em 26 de julho, e outra sobre a biblioteca de Vitória, exibida no dia seguinte, 27 de julho.
O programa exibido no dia 26, divulgou o primeiro aulão de forró da Biblioteca Pública Municipal Madeira de Freitas, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo através da biblioteca. O evento, destinado a pessoas de todas as idades, ocorreu sob a coordenação do professor de forró Cleilton Gomes, do projeto “Vem comigo dançar pé de serra” e tem previsão de ocorrer uma vez ao mês. Além disso, a delegada regional no Espírito Santo, Júlive Argentina (CRB-6/819 ES), estava lá e se arriscou em uns passos com o repórter Vinícius Colini.
Já no dia 27 de julho, foi a vez da Biblioteca Municipal Adelpho Poli Monjardim, em Vitória, ganhar espaço na telinha. A reportagem abordou a importância do espaço que completou 82 anos levando conhecimento e cultura à população capixaba, além de divulgar a programação de aniversário.
A presença das bibliotecas no noticiário é uma demonstração do valor que essas instituições têm para a sociedade e de como elas estão desempenhando um papel essencial na disseminação do conhecimento e da cultura. Além disso, a cobertura jornalística contribui para dar visibilidade ao trabalho realizado, incentivando o público a explorar e aproveitar os recursos oferecidos.