Bibliotecas públicas e instituições têm investido em bibliotecas itinerantes, também conhecidas como ônibus-bibliotecas, carros-bibliotecas ou bibliotecas móveis. O objetivo dos projetos é ampliar o acesso e o incentivo à leitura, promovendo a educação e a inclusão por toda a cidade. Pensando nisso, o Conselho Regional de Biblioteconomia 6ª Região (CRB-6) separou uma lista com algumas cidades que desenvolvem projetos nesta área. Confira:
Cachoeiro do Itapemirim (ES)
Em junho, os moradores de Cachoeiro do Itapemirim, no Espírito Santo, tiveram a oportunidade de participar da programação do ônibus-biblioteca, que ficou estacionado na Praça de Fátima.
O projeto é uma realização da BRK Ambiental, em parceria com o Ministério da Cultura e é realizado em todo o Brasil.
A biblioteca móvel conta com um acervo de mais de 2 mil publicações à disposição de crianças, jovens e adultos, incluindo “um acervo em braile, em fonte ampliada e audiobooks para atender pessoas com deficiência visual, auditiva ou múltipla, além de monitores literários experientes e capacitados para atender a leitores deste público, possibilitando uma verdadeira viagem literária na cidade”, segundo a BRK.
Além do acervo diverso, o veículo conta, também, com uma porta com acessibilidade para cadeirantes e cadeira de transbordo para idosos e pessoas com necessidades especiais.
Belo Horizonte (MG)
Na capital mineira, existem dois projetos que levam conhecimento a diversas comunidades:
- Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais (ECI/UFMG):
O programa “Carro-Biblioteca” atende comunidades periféricas de Belo Horizonte e região, desde 1973. Atualmente, estão sendo atendidos os bairros: Dom Pedro I, em São José da Lapa; e Paulo VI e Nova Pampulha, na capital.
Segundo o portal da instituição, “o foco é o atendimento a localidades que não disponham de biblioteca pública ou comunitária em seu entorno. O principal objetivo deste projeto é oferecer acesso ao universo cultural e informacional através de uma biblioteca móvel, promovendo novos olhares sobre o conhecimento. Cada comunidade atendida recebe a visita do Carro-Biblioteca uma vez por semana. O Carro-Biblioteca tem um ponto fixo em cada comunidade, permanecendo ali por um período de duas horas”.
Para usufruir dos benefícios do projeto, é necessário realizar cadastro gratuito sendo necessário levar certidão de nascimento (crianças entre 0 a 12 anos) ou carteira de identidade; e comprovante de residência atualizado.
A biblioteca conta com um acervo rico em literatura brasileira e estrangeira, obras de não-ficção e generalidades (assuntos diversos: filosofia, religião, psicologia, ciências, esportes, história, artes etc.); livros didáticos; revistas gerais, especializadas e gibis; CD-ROMs e DVDs; dicionários, enciclopédias e atlas.
- Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais:
Além da UFMG, a Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais também possui um Carro-Biblioteca com um acervo de 3.500 livros com literatura disponível para todas as idades. Além disso, a biblioteca se compromete em atualizar o acervo constantemente, para que o leitor sempre encontre novidades e exemplares em bom estado de conservação.
O empréstimo do acervo do Carro-Biblioteca é apenas para os leitores registrados nos bairros atendidos pelo serviço. Para se cadastrar, é necessário fornecer um comprovante de residência atual e um documento de identidade. Os menores de 16 anos também devem estar acompanhados por um dos pais ou responsável. Na falta deles, é possível apresentar uma autorização assinada por eles.
Para saber mais sobre a programação acesse: www.bibliotecapublica.mg.gov.br/carro-biblioteca
Vitória (ES)
No Espírito Santo, o projeto “Bib Móvel” é realizado pela Biblioteca Pública do Espírito Santo e atende, atualmente, 15 bairros da Grande Vitória.
Os leitores têm a oportunidade de desfrutar da vasta coleção de aproximadamente 8 mil livros no local ou optar pelo empréstimo domiciliar, desde que estejam devidamente cadastrados. Para efetuar o cadastro, é necessário apresentar um documento de identificação com foto, como certidão de nascimento ou documento oficial, juntamente com um comprovante de residência.
Para ficar por dentro da agenda do projeto, basta acompanhar o instagram da Biblioteca, que divulga mensalmente os bairros e cidades por onde a Bib Móvel passará.