O Bibliotecário Jonathan Alexandre de Souza (CRB-6/3592), responsável pela biblioteca da Escola Municipal Rafael José Alves, localizada na cidade de Córrego Fundo, em Minas Gerais, teve uma ideia inusitada para atrair jovens leitores: o “The Voice da Leitura”.
A proposta do projeto é encontrar grandes vozes escondidas nas páginas dos livros da Biblioteca Egrivane Rodrigues de Oliveira, que pertence à escola. Destinado a alunos do ensino fundamental II, o projeto avalia a dicção, entonação da voz e expressão linguística.
Como no programa original, as audições acontecem às cegas e os jurados viram as cadeiras apenas para as melhores leituras. Vale ressaltar que as obras faladas, são apenas de grandes autores da literatura brasileira.
Neste ano, para a fase de audições, estiveram presentes 3 jurados, incluindo o Bibliotecário.
O projeto tomou vida dentro das salas de aula durante a disciplina de língua portuguesa, com a participação de uma professora e de uma docente, além do apoio da diretora Marcela Cristina, da vice-diretora Jaqueline Faria e da supervisora Elizabeth Aparecida.
No dia 28 de novembro, aconteceu a grande final que contou com a participação de um professor, a Secretária de Educação Adriana, e a renomada escritora Aparecida Maria Leal, além disso, para compor a mesa de júri técnicos esteve presente o prefeito da cidade, Danilo Oliveira Campos, ex-aluno da escola.
Durante o evento, um aluno de cada sala participante foi premiado com o troféu de melhor leitor. A decisão de escolher mais de um ganhador, visa não só o incentivo a leitura, mas a celebração do talento literário de cada participante.
Soletrando
As ideias criativas do Bibliotecário Jonathan não param por aí. O profissional também organizou o projeto “Soletrando: Despertando o Amor pela Língua Portuguesa na Biblioteca Escolar”.
O projeto tem a intenção de valorizar a biblioteca e promover o interesse e aprofundamento dos alunos na língua portuguesa. A realização, também, visa enfrentar os desafios encontrados em relação à escrita e ortografia de forma divertida e desafiadora, através de competições de soletração.