As bibliotecas são muito mais que uma casa para livros e os Bibliotecários devem ser mais que guardiões. É preciso promover a leitura com projetos e ações para atraírem o público e, assim, se tornarem um transformador social. A Biblioteca Pública de Domingos Martins e seus funcionários devem ser vistos como exemplos de dedicação à sociedade.
Ana Maria da Silva (CRB-680ES), Bibliotecária responsável pela biblioteca, desde 2009, conta que a população da cidade de Domingos Martins é multilíngue e de predominância germânica. Além disso, as crianças, em maioria, têm o pomerano como língua nativa e, somente durante a alfabetização escolar, aprenderão o português e, muitas vezes, são trilíngues. O “caldeirão cultural”, como citado por ela, foi um dos motivos que levou a criação de diversos projetos que têm como intenção a preservação cultural.
As ações promovidas movimentam quase toda a cidade. Diversas empresas e pessoas de todas as idades se juntam à Biblioteca para promover a leitura e também a cultura local. Ana Maria explica que, desde que começou a trabalhar na cidade, começou a desenvolver projetos com crianças e adolescentes que, hoje, crescidos, ajudam a desenvolver outros projetos. Ela acredita que é importante ouvir o que o público e a cidade precisam, para saber quais ações realizar, o que não acontece em outras cidades, uma vez que, ainda, é comum ver Bibliotecas sem bibliotecários.
Em 2021, o clássico “O Pequeno Príncipe” foi lançado em pomerano e, com isso, Hilda Braun, filha de pais pomeranos e tendo como linguagem única em sua educação, até os sete anos, o pomerano, entrou em contato com a Bibliotecária Ana Maria e, assim, criaram as rodas de leituras de trechos do livro em quatro idiomas: pomerano, português, alemão e inglês.
A promoção desse e de outros eventos ocorre no amplo jardim que a biblioteca possui como um ambiente diferenciado para as leituras e debates. Entretanto, existem distritos pertencentes à cidade, que acabam ficando de fora das ações e, por isso, em conjunto com a empresa de transportes Cordial e o Rotary Club da cidade de Domingos Martins, a biblioteca realizará uma ação para levar a leitura a esses espaços.
A proposta é deixar uma geladeira nos distritos cheia de livros. Os títulos podem ser levados para casa ou lidos no próprio local. Não há tempo para devolução e as pessoas que quiserem, podem colocar outro livro no lugar, para ficar com o escolhido.