No dia 12 de maio, aconteceu um evento em comemoração aos 52 anos da Pública Municipal Aurélio Camilo, localizada na cidade mineira de Nova Serrana, com apresentação de poemas, crônicas e músicas, além de homenagens a personalidades locais.
Durante todo o mês de maio, acontece a exposição “Mineiridades”, com o objetivo de explorar e evidenciar a mineiridade na literatura.
De acordo com Márcia Máximo (CRB-6/1971), Bibliotecária que coordena a biblioteca municipal, “a exposição foi uma das ações da II Semana Estadual de Incentivo à Literatura, cujo tema foi ‘Mineiridade’ e ocorreria somente entre 20 e 29 de abril. Entretanto, devido ao interesse sobretudo das escolas da região, decidiu-se pela prorrogação do evento até o dia 31 de maio”. A Bibliotecária conta que o evento “apresenta textos, crônicas, contos e poemas de escritores mineiros, especialmente dos escritores da nossa cidade, Nova Serrana, com ênfase na mineiridade, o jeitinho mineiro de ser, de falar, nossos costumes e a cultura mineira em si. E a literatura mineira traz muito disso, com Fernando Sabino, Carlos Drummond de Andrade, Guimarães Rosa, dentre outros.”

A Bibliotecária Márcia Máximo (CRB-6/1971)
Márcia revela que “ao pesquisar as obras dos escritores da cidade, encontramos muita coisa boa que trazia também esse traço da mineiridade. Por isso, os adicionamos à exposição. Os livros de onde foram extraídos os textos também estão expostos para consulta e empréstimo.”
O horário de funcionamento da biblioteca é de segunda à quinta-feira, de 7h30 às 19h, e na sexta-feira de 7h30 às 17h. A biblioteca fica localizada na Praça Tito Pinto, 93, no centro da cidade.

Exposição Mineiridades, na Biblioteca pública municipal de Nova Serrana (MG)

Exposição Mineiridades, na Biblioteca pública municipal de Nova Serrana (MG)