A Prefeitura Municipal de Liberdade, localizada no Sul de Minas Gerais, publicou, recentemente, edital de concurso público contendo vaga para “Auxiliar de Biblioteca”, exigindo conhecimentos específicos e de exercício exclusivo de Bibliotecários. Após tomar ciência da situação, o Conselho Regional de Biblioteconomia 6ª Região (CRB-6), encaminhou à Prefeitura, um Ofício de Fiscalização para questionar a situação.
Confira o texto do edital:
11 – AUXILIAR BIBLIOTECÁRIO:
Auxiliar as atividades promovidas pelo Bibliotecário, responsabilizar-se pelo zelo e cuidado dos livros e acervos culturais do Município que sejam guardados na biblioteca municipal e nas suas unidades de ensino, catalogar os livros e revistas existentes no acervo da biblioteca, promover o devido arquivamento de todos os materiais da biblioteca, controlar as entradas e saídas de livros e outros materiais da biblioteca, orientar e apoiar estudantes e terceiros quanto à identificação do objeto procurado e respectivo uso do material, executar outras atividades correlatas ao cargo.
No dia 25 de setembro, a empresa organizadora do concurso público, o Instituto Mineiro Educar & Sorrir (IMESO), enviou uma errata publicada pela pela Prefeitura de Liberdade, assinada pelo Prefeito da cidade, Walter de Assis Toledo Júnior, corrigindo a irregularidade. Confira o texto da errata publicada:
O Prefeito do Município de Liberdade/MG, no uso de suas atribuições, torna pública a Errata nº 03, do Concurso Público Edital nº 001/2023, conforme a seguir:
Art. 01º – Retifica-se, no Anexo I, a atribuição do cargo 11 – Auxiliar Bibliotecário, que passa a ter a seguinte redação:
Auxiliar as atividades promovidas pelo Bibliotecário, e nas unidades de ensino, promover o devido arquivamento de todos os materiais da biblioteca, controlar as entradas e saídas de livros e outros materiais da biblioteca, orientar e apoiar estudantes e terceiros quanto à identificação do objeto procurado e respectivo uso do material, executar outras atividades correlatas ao cargo.
Art. 02º – Mantêm-se os demais itens que não tenham sido alterados por esta Errata
DENUNCIE!
O CRB-6 tem o direito e dever de questionar editais nos quais as funções privativas de Bibliotecários são ofertadas de maneira indevida ou que não exija o registro no Conselho. Por isso, cabe aos profissionais, ao tomarem ciência de uma irregularidade em um edital, realizar uma denúncia através do endereço www.crb6.org.br/denuncie ou e-mail crb@crb.org.br.
É importante ressaltar que os dados fornecidos pelos denunciantes são mantidos em sigilos e protegidos pela Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).