A Associação de Bibliotecários do Espírito Santo (ABES) compartilhou comunicado sobre a situação da organização dos livros didáticos das EMEFes da cidade. Leia o texto na íntegra.
Buscando atender à demanda sobre a responsabilidade de envolvimento de bibliotecários com o serviço de recebimento, conferência, separação, distribuição e guarda de livros didáticos nas EMEFs de Cariacica, a ABES solicitou informações pelo canal oficial da LAI, diretamente à Secretaria Municipal de Educação de Cariacica – SEME, para que a mesma se pronunciasse com dados específicos sobre qual a relação dos profissionais bibliotecários e os serviços de gestão e controle de livros didáticos na Rede Municipal de Educação de Cariacica.
Em resposta à Associação de Bibliotecários do Espírito Santo – ABES a Secretaria Municipal de Educação de Cariacica – SEME esclareceu: (…) Nas formações ofertadas pela Coordenação de Formação do Ensino Fundamental, voltadas para os bibliotecários da nossa Rede Municipal de Ensino nos últimos anos, a SEME tem prezado pela valorização deste profissional, reconhecendo sua importância dentro do espaço escolar e acima de tudo, respeitando as especificidades de suas atribuições. Assim, esclarecemos que o Programa do PNLD possui uma Coordenação Central dentro da SEME, sendo esta a responsável por todos os encaminhamentos relacionados aos livros didáticos. Dessa forma, ressaltamos que, no âmbito escolar, sempre foi orientado por esta Secretaria que os responsáveis diretos pela organização e distribuição dos livros didáticos são os Diretores, Coordenadores e Pedagogos escolares. Ante o exposto, informamos que não há por parte dessa Secretaria Municipal de Educação, o conhecimento formalizado quanto ao envolvimento dos bibliotecários no Programa Nacional do Livro Didático – PNLD, porém, em anos anteriores, já foi comentado por alguns bibliotecários em Formação, que os mesmos já atuaram voluntariamente na organização dos livros didáticos dentro da escola. Dessa forma, afirmamos que as ações referentes ao PNLD não fazem parte das atribuições dos bibliotecários da Rede Municipal de Cariacica.
Caro bibliotecário associado, sua participação na ABES é de extrema importância para a manutenção da nossa entidade, que vem se dedicando a apoiá-lo em suas demandas e abre espaços para a melhoria do debate sobre a biblioteconomia capixaba. Muito obrigado, em nome de toda a Diretoria.
Vitória, 26 de julho de 2021.
Ricardo Girelli, Presidente da ABES