A diretoria do Conselho Regional de Biblioteconomia 6ª Região (CRB-6) se reuniu na Cidade Administrativa com representantes da Secretaria de Estado da Educação, Recursos Humanos e Advocacia Geral do Estado, para discutir a criação de vagas para bibliotecários nas escolas estaduais. Durante o encontro, o Governo de Minas anunciou que já no final deste ano publicará edital com 20 vagas para analista educacional bibliotecários, com salário inicial de R$ 2.425,50. Inicialmente, a intenção é que os profissionais atuem na coordenação não só de bibliotecas das cidades onde estão lotados, mas também nas cidades próximas da região. A meta do governo estadual é que um bibliotecário gerencie, em um primeiro momento, pelo menos 20 bibliotecas escolares. “Estamos muito felizes com a sensibilidade do governo. Não é somente criação de oportunidades para bibliotecários, mostra que a administração está sensível que o bibliotecário é ator fundamental no processo pedagógico das escolas”, comenta Antônio Afonso, presidente do CRB-6.
De acordo com o subsecretário de Recursos Humanos do Governo Minas, Luiz Musa Noronha, um Projeto de Lei (PL) será encaminhado para a Assembleia Legislativa que prevê a criação de outras 737 vagas para os profissionais de biblioteca. Mas, como a transição do governo, o PL pode ser enviado à ALMG e ser votado somente no ano que vem. Mas o PL que legaliza a entrada do profissional de biblioteca a ingressar no cargo de analista de educação já foi enviado à ALMG e está aberto para que a população dê sua opinião favorável.
Vote a favor do projeto clicando aqui. É muito simples! É só entrar no site, fazer seu cadastro e ajudar nosso setor neste momento tão importante. Você também tem a opção de acompanhar a tramitação do PL via email.