A Bibliotecária Izabela Adriane Silva Soares (CRB-6/4144), 30 anos, foi uma das profissionais nomeadas pela Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) após a administração municipal ser multada pelo CRB-6, por falta de profissionais. O curioso é que essa não foi a primeira vez que uma ação do Conselho beneficiou Izabela.
Antes de ser nomeada e assumir o cargo na PBH, ela trabalhava em uma escola particular da capital mineira – vaga que também surgiu após a instituição ser fiscalizada pelo CRB-6. “A vaga na escola foi divulgada nas redes sociais do Conselho devido a fiscalização. Como naquele momento eu estava desempregada e recém-formada, decidi participar do processo seletivo e conquistei uma oportunidade de trabalho na área”, conta.
O gosto de Izabela pela literatura vem desde pequena e prova a importância de ter uma boa biblioteca com profissionais capacitados “Lembro que, na minha infância, estudei em uma escola que valorizava muito a literatura e incentivava de maneira lúdica e didática a leitura. E eu gostava muito dessas práticas educativas”, recorda.
O primeiro curso universitário foi o de Pedagogia, pela UFMG, concluído em 2018. Mas logo no ano seguinte, a paixão pelos livros levou Izabela a cursar Biblioteconomia, também na UFMG, onde se formou em 2023.
“Considero de extrema importância a fiscalização e acompanhamento do CRB-6 para assegurar a atuação de bibliotecários e o cumprimento da lei, é a partir disso que podemos ocupar nosso espaço e garantir o exercício da profissão. Espero que mais colegas de profissão possam ser nomeados em breve”, complementa a Bibliotecária da PBH.