De 13 de outubro a 10 de novembro podem ser apreciadas, no Espaço de Leitura da Biblioteca Central, ilustrações de espécies da flora e fauna brasileiras traçadas em aquarela, nanquim e grafite por alunos do curso de extensão em Aquarela Botânica da UFMG. A mostra está aberta à visitação de segunda a sexta, das 7h30 às 22h.
O curador da exposição, professor Marcus Antônio Ferreira, conta que as espécies de plantas retratadas são coletadas por ele dentro do próprio Campus da UFMG antes das aulas. Ele também enfatiza que, por meio da observação minuciosa e aprofundada das espécies estudadas, as ilustrações científicas alcançam um nível de detalhamento maior do que aquele obtido por meio de fotografias. “O objetivo do curso é justamente conseguir retratar, da maneira mais fiel possível, as espécies retratadas, sejam elas plantas, pássaros ou insetos”, explica.
As ilustrações produzidas no curso de extensão são utilizadas por pesquisadores da área em publicações científicas, estudos acadêmicos e auxiliam na documentação de espécies em extinção. Ofertado duas vezes por ano no pátio do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG (ICB), o curso de “Aquarela Botânica” é recomendado para pessoas com idade acima de 16 anos que já possuam noção básica de desenho e que desejam aprender a técnica da aquarela. Mais informações podem ser obtidas no IG @aquarelabotanicaufmg.