
O Conselho Regional de Biblioteconomia 6ª Região Minas Gerais e Espírito Santo (CRB-6) iniciou a programação especial do mês de março no último dia 10, com a apresentação “Museu Virtual: 70 Anos da Escola de Ciência da Informação da UFMG”, dos professores da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Dra. Ana Paula Meneses Alves e Dr. Jezulino Lúcio Mendes Braga. Logo após a exposição on-line, Carlos Alberto Ávila Araújo, parte do corpo docente da mesma instituição de ensino, ministrou a palestra “A Biblioteconomia diante do cenário da infodemia”, para os espectadores.
A introdução do evento foi realizada pelo Presidente do CRB-6, Álamo Chaves (CRB-6/2790), e a mediação por Marta Leandro da Mata, Professora da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).
No dia seguinte, as participantes também trouxeram tópicos relevantes acerca das bibliotecas públicas para a mesa de debate. Em 11 de março, Cleide Fernandes (CRB-6/2334) e Marcelle Queiroz (CRB-6/621ES), coordenadoras do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de Minas Gerais e do Espírito Santo (SEBP-MG e SEBP-ES), respectivamente, abordaram a importância dos espaços comunitários para a sociedade, além do ano ibero-americano. O mediador do evento foi Álamo Chaves.
Na sexta-feira, o CRB-6 abriu espaço em sua programação para divulgar as lives de dois parceiros. O Conselho Federal de Biblioteconomia (CFB) fez a transmissão “Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb)”, com Fernanda Melchionna, que é bibliotecária e deputada federal. Após a fala da convidada especial, presidentes de instituições voltadas para a promoção do ensino, como Henry Poncio Cruz de Oliveira, da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciência da Informação (ANCIB), citaram desafios da educação no Brasil.
A Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB), recebeu David Lankes. O Professor da Universidade de Syracuse, de Nova York, abordou o papel social da Biblioteconomia.
A segunda semana da programação especial para o Dia do Bibliotecário do CRB-6 começou com Duda Salabert. A vereadora mais votada da história de Belo Horizonte, Minas Gerais, abordou o tema “A educação como instrumento de promoção da inclusão e da diversidade”. Duda fundamentou sua palestra em sua experiência de 20 anos lecionando literatura para alunos de diversas idades. A palestra teve mediação de Álamo Chaves.
Nesta terça-feira, 16/03, Galeano Amorim e Rejane Maria Façanha de Albuquerque debateram sobre como a Biblioterapia pode ajudar bibliotecas e leitores em tempos de pandemia. O encontro acontece às 19h, no canal de Youtube do CRB-6.
O Presidente do Conselho, Álamo Chaves, e a Bibliotecária da Prefeitura Municipal de Guarapari, Letícia Grasselli (CRB-6/905 ES), intermedeiam a mesa redonda entre o Diretor-presidente do Observatório do Livro e da Leitura e a Biblioterapeuta e Bibliotecária do Tribunal Regional do Trabalho 7ª Região (TRT-7)
Ao longo do mês, mais ações direcionadas ao bibliotecário serão realizadas pelo Conselho. As lives perpassarão os temas tecnologia; Lei de Segurança da Proteção de Dados (LGPD); empreendedorismo e muito mais. Nas redes sociais, personagens de séries que atuam em bibliotecas, bem como em espaços que acolhem livros nas telas, serão compartilhados. Bibliotecários famosos também fazem parte dessa jornada de descobertas.
A programação especial idealizada pelo Conselho teve apoio de várias instituições, entre elas, a Associação de Bibliotecários de Minas Gerais (ABMG), presidida por Maria Elizabeth Oliveira da Costa (CRB-6/1503). “A parceria é sempre muito saudável e a ABMG e o Conselho sempre procuraram atuar juntos, em prol da categoria. Neste momento de eventos referentes ao Mês do Bibliotecário, e considerando a programação do CRB-6, esse trabalho conjunto só tem a acrescentar à profissão”.
Veja mais informações sobre os eventos do CRB-6 aqui.
Problemas técnicos impediram evento do dia 9/03
A abertura da programação especial para o Dia do Bibliotecário do CRB-6, seria, inicialmente, na segunda terça-feira do mês, com as participações da Ex-Presidenta do Conselho, Marília de Abreu Martins de Paiva (CRB-6/2262), e do Analista Legislativo da Câmara dos Deputados e Conselheiro do CFB, Cristian José Oliveira Santos Brayner (CRB-1/1812).
A transmissão não aconteceu devido a imprevistos no software escolhido para compartilhar a conversa sobre bibliotecas escolares no canal de YouTube do CRB-6. Os convidados foram avisados sobre o problema, assim como os espectadores.
Caso a live tenha uma nova data, as informações serão divulgadas nos canais de comunicação do Conselho.
Mais eventos
Estão acontecendo diversas ações para o Dia do Bibliotecário por Minas Gerais e Espírito Santo. No dia 1° de março, Álamo Chaves foi convidado para a abertura da V Semana do Bibliotecário na UFMG. O presidente do CRB-6 considerou a experiência ponto essencial entre o conselho e a instituição de ensino.
Em 12 de março, a Prefeitura de Vila Velha, no estado capixaba, promoveu homenagens e intervenções culturais em live mediada pela Coordenadora do setor de bibliotecas escolares do município, Eliana Terra Barbosa (CRB-6/657ES). Na mesma data, a Associação de Bibliotecários do Espírito Santo (ABES) se juntou a Prefeitura de Cariacica para fomentar a live “A integração na compreensão das habilidades e competências do profissional bibliotecário escolar”, da Professora da UFES, Gleice Pereira (CRB-6/284ES). O CRB-6 apoiou a ação.