No início de maio, foi apresentada ao público uma plataforma on-line que reunirá um grande acervo de documentos, fotografias, vídeos, matérias de jornais, músicas, artes gráficas, livros, obras de arte e filmes produzidos no Espírito Santo.
Durante transmissão ao vivo pelas redes sociais com a presença do governador Renato Casagrande. A plataforma on-line tem previsão de entrar no ar no mês de dezembro, em formato piloto, os primeiros materiais disponíveis serão cartazes que compõem o vasto acervo do antigo Departamento Estadual de Cultura.
“Temos que fazer uma boa gestão no Governo para que a gente tenha um atendimento adequado à sociedade, em todas as áreas. O investimento na Midiateca envolve muitos órgãos e instituições que têm acervo, até de fora do Estado, como a Universidade de Brasília. Tornar esse conteúdo acessível a todos é fundamental, para que a população possa ter acesso e se interessar pela riqueza cultural que temos no Espírito Santo”, destacou o governador Casagrande.
O projeto tem o objetivo de contratar serviços de catalogação e digitalização, bem como de bolsistas de diferentes áreas para desenvolvimento de pesquisas nas áreas da cultura, visando conectar os acervos existentes a partir de diferentes instituições.
Também será possível a criação de um login, em que cada usuário terá sua conta dentro da plataforma, podendo marcar peças como favoritas e criar galerias.
O projeto Midiateca Capixaba é um convênio celebrado entre a Secretaria da Cultura do Governo do Estado do Espirito Santo (Secult), a Universidade de Brasília (UnB) e a Fundação de Apoio à Pesquisa (Funape) e tem parceria com a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Instituto Oi Futuro, Itaú Cultural, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e Wikimedia Brasil.
Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas do Espírito Santo realiza cadastro de Bibliotecas Comunitárias
Com o objetivo de conhecer pessoas, projetos e organizações que atuam na área, apoiar as iniciativas e aproximar a rede comunitária das bibliotecas públicas, o Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas do Espírito Santo (SEBP-ES) realiza cadastro das bibliotecas comunitárias do Estado.
O cadastro deve ser feito no . A iniciativa auxilia a obter informações e dados que favoreçam a elaboração de políticas públicas e a promoção de incentivos para o setor.