O presidente do Conselho Regional de Biblioteconomia 6ª Região Minas Gerais e Espírito Santo (CRB-6), Álamo Chaves (CRB-6/2790), concedeu entrevista para o programa “Manhã da Piedade”, da TV Horizonte, no dia 17/8. Ele respondeu perguntas sobre o papel do Bibliotecário no fomento à leitura, o aumento na venda de livros mesmo em meio a uma conjuntura de crise econômica e ainda comentou sobre a importância de Jorge Amado para a literatura brasileira.
A grande quantidade de assuntos abordados fez a entrevista render. Nela, Álamo destacou que a democratização dos livros é serviço intrínseco ao trabalho do Bibliotecário, que deve fazê-lo atentando a pluralidade de autores, diversidade de assuntos e empatia com os leitores.
Sobre o aumento na venda de livros mesmo em meio a um cenário de crise econômica, o presidente do CRB-6 justificou esse cenário, em parte, pela capacidade das histórias levarem os leitores para outras realidades. Esse poder dos livros, de acordo com Álamo, acaba fazendo com que esse tipo de produto seja visto por muita gente como essencial em momentos atípicos, como o que o mundo vive devido a pandemia do novo coronavírus.
Por fim, a apresentadora do programa, Moninha Quintero, pediu para que o presidente do CRB-6 comentasse sobre a importância de Jorge Amado para a cultura brasileira. Álamo, por sua vez, destacou as principais características da obra do escritor, mostrando que, mesmo após 20 anos de seu falecimento, os livros do baiano são extremamente atuais.