Com o objetivo de realizar um amplo cadastro, organizar e compartilhar informações e indicadores estratégicos, a Plataforma Minas Criativa, lançada pelo Governo de Minas, possui um grande banco de dados com informações sobre as bibliotecas públicas e comunitárias do estado, os museus, os equipamentos e espaços culturais, além de profissionais e empresas da cultura.
O cadastro permitirá análises detalhadas, as quais contribuem para o planejamento de políticas públicas. No caso dos profissionais, por exemplo, será levado em conta o segmento em que atua, a função, etnia, faixa etária e gênero, dentre outros aspectos. O mapeamento e monitoramento de espaços e equipamentos culturais também será georreferenciado, ou seja, permitindo a sua localização precisa nos municípios do estado.
Outra vantagem é a otimização do trabalho desenvolvido pelas diretorias da Superintendência de Bibliotecas, Museus e Economia da Criatividade, conforme afirma o Diretor do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas, Lucas Amorim. “Por meio do nosso Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas e Comunitárias – o maior do país, inclusive -, realizamos um cadastramento periódico de cerca de 800 instituições e esse processo era todo feito no papel. As bibliotecas mandavam os documentos e, em seguida, nós fazíamos essa atualização. Agora o processo será muito mais prático, rápido e autônomo, as bibliotecas poderão fazer esse cadastro por meio da plataforma e manter os dados sempre atualizados e georreferenciados”, explica Amorim.
O banco de dados terá a possibilidade de se integrar ao Sistema Nacional de Cultura, gerenciado pelo Ministério da Cultura. Essa integração facilitará a construção de diagnósticos relacionados aos setores culturais, o que é essencial para a elaboração de ações mais diretas e efetivas.
“A partir disso, nós podemos pensar, por exemplo, em editais específicos para as bibliotecas a partir dos diagnósticos, que levem em conta as principais necessidades e desafios enfrentados pelos equipamentos”, finaliza Amorim.
Acesse a plataforma Minas Criativa em: https://minascriativa.mg.gov.br/.