Nesta terça-feira, dia 7, às 19h30, a ex-presidenta do Conselho Regional de Biblioteconomia 6ª Região (CRB-6), professora Dra. Marília de Abreu Martins de Paiva (CRB-6/2262), conversou com a professora e influencer Ana Maria, do canal “Dia a Dia na Escola”. O bate papo visou apresentar as possibilidades e perspectivas do uso dos espaços das bibliotecas e perfis de trabalho neste equipamento de ensino, bem como as convergências entre os diversos tipos de profissionais da educação.
O encontro ofereceu a oportunidade para que professores e Bibliotecários se informassem e tirassem dúvidas sobre as possibilidades de atuação de todos os profissionais que podem atuar em bibliotecas, respeitando o escopo de cada função.
A professora Ana Maria é autora de um vídeo que causou polêmica nas redes sociais por trazer informações sobre as possibilidades de atuação em bibliotecas, em desacordo com a legislação da profissão de Bibliotecário. O vídeo foi apagado e a influencer divulgou um novo vídeo no qual faz uma retratação em razão das informações equivocadas sobre a área de Biblioteconomia. Ao final do vídeo, a professora convida para a live em seu canal no Instagram e YouTube.
A retratação surge após a atuação do presidente Álamo Chaves (CRB-6/2790) e do assessor jurídico do CRB-6, Juliano Mendonça, que se reuniram com a equipe da professora para explicar sobre toda a legislação que rege a profissão de Bibliotecário. Na reunião, foram prestados esclarecimentos sobre a Lei n. 4.084 de 1962, que dispõe sobre a profissão de Bibliotecário e regula seu exercício, e também sobre a lei da universalização das bibliotecas nas instituições de ensino de todo País, a Lei Federal n. 12.244 de 2010. Segundo a legislação, toda escola deve ter biblioteca e a coordenação de bibliotecas é privativa do profissional Bibliotecário.
Assista o novo vídeo a seguir:
Após sua publicação, foram vários os comentários sobre o vídeo nas redes sociais. Joana Lima, presidente do Conselho Regional de Biblioteconomia 4ª Região (CRB-4), com jurisdição em Pernambuco e Alagoas, comentou: “Importante retratação, Professora! Nós, Bibliotecárias e Bibliotecários, além de existirmos, somos parceiros dos professores, dos leitores, dos atores da Biblioteca! Importante que a sociedade entenda o papel que cada profissional exerce e que sejam fortalecidas essas profissões!” Já o professor Eduardo Valadares, diretor da Escola de Ciência da Informação da UFMG e membro nato do CRB-6, alertou: “Melhorou um pouquinho, professora, mas ainda tem algumas questões importantes a retificar. Tenho certeza que na conversa com nossa colega, professora Marília Paiva, os demais equívocos serão sanados.”