A Prefeitura de Vila Velha convocou mais oito Bibliotecários aprovados em concurso público para assumir as bibliotecas das escolas municipais, em um recente esforço pela qualificação dos profissionais da rede municipal, em conformidade com a Lei Federal 12.244/2010. O concurso público decorrente do Edital 001/2019 da prefeitura municipal, homologado em 02 de julho de 2020, já havia chamado 39 profissionais para o cargo. Em junho, foram chamados outros 24 profissionais e, com a nova convocação, a Prefeitura de Vila Velha atinge a marca de 71 convocações para a posse, em um prazo de dois anos.

Eliana Terra (CRB-6/657 ES), coordenadora da rede de bibliotecas escolares da Prefeitura de Vila Velha desde 2019
Este trabalho excepcional de adequação das bibliotecas escolares à lei de universalização das bibliotecas nas instituições de ensino foi possível, sobretudo, em razão do trabalho da Bibliotecária Eliana Terra (CRB-6/657ES), coordenadora da rede de bibliotecas escolares da Prefeitura de Vila Velha desde 2013. Com o apoio da Secretaria de Educação, do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Espírito Santo (SINDIUPES), do Sindicato dos Servidores Públicos de Vila Velha (SINFAIS) e de Bibliotecários capixabas engajados na área, Eliana enviou uma proposta de ampliação das vagas para o Executivo. Ela explica que, desde que assumiu a coordenação da rede, batalha para ampliar o número de vagas: “Vila Velha tem o maior número de Bibliotecários por escola na rede, são 45 bibliotecários efetivos, com 101 profissionais ao todo atuando nas bibliotecas, e agora mais 8 nomeados. Tivemos muito apoio, foi um processo coletivo para que essas vagas fossem possíveis no edital de 2019, e fez muita diferença existir uma coordenação de bibliotecas com profissional Bibliotecário à frente, inclusive do processo de abertura de Edital”. Em meio a tantas contratações, Eliana conta sobre a importância de manter um treinamento completo na admissão, para que atuem em dois eixos: “fomento à leitura”, de acordo com o projeto político pedagógico da escola e “uso ético da informação” com o combate às “fake news”.
O trabalho realizado em conjunto é um exemplo para toda a sociedade e permitiu que Vila Velha possa oferecer Bibliotecários em praticamente todas as escolas municipais da cidade. Além do cumprimento da Lei Federal 12.244/2010, que obriga toda instituição de ensino, pública ou privada, a ter uma biblioteca com Bibliotecário, a prática beneficia toda a sociedade vilavelhense ao permitir a correta gestão do acervo e o desenvolvimento de atividades pedagógicas na biblioteca escolar.

Patrícia Nogueira Rodrigues Sobrinho (CRB-6/823ES), Bibliotecária convocada para tomar posse do cargo.
O concurso para Bibliotecário escolar em Vila Velha foi muito aguardado pelos profissionais. Para Patrícia Nogueira Rodrigues Sobrinho (CRB-6/823ES), convocada nesta chamada para tomar posse do cargo, a animação fala alto. Estudante do programa de mestrado em Ciência da Informação da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Patrícia irá abrir mão da sua bolsa de mestrado para assumir o cargo, e conta animada que “os profissionais Bibliotecários valorizam muito trabalhar na rede municipal de Vila Velha”. Não coincidentemente, as bibliotecas escolares da cidade são o seu objeto de estudo e motivo de orgulho. Para Patrícia, Vila Velha é o município da Grande Vitória que mais investiu nas bibliotecas, tanto na parte de estrutura quanto na parte profissional, permitindo um trabalho mais elaborado com alunos e a comunidade escolar. “Existe uma coordenação de bibliotecas na cidade que oferece muito apoio para os profissionais da rede, e gera envolvimento de todos.”
O investimento da cidade em educação fica evidente nos resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2021, publicado pelo Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Vila Velha se destaca como município da Grande Vitória mais bem colocado nas categorias “Ensino Fundamental – Anos Iniciais“, e “Ensino Fundamental – Anos Finais“, com a qual compartilha a alta pontuação com a cidade de Serra.
Os profissionais convocados para a posse devem apresentar-se na Secretaria Municipal de Administração de Vila Velha, no setor de Recursos Humanos, no prazo de 30 dias, para entrega da documentação. E, como em todos os concursos, a documentação em dia é uma exigência para a posse, incluindo o registro e a certidão de regularidade do CRB-6.
Os novos bibliotecários a tomarem posse em Vila Velha são:
-
-
- Jéssika Kele Alves Ferreira de Sousa (CRB-6/867ES)
- Marcelo Paulo Penido Júnior (CRB-6/946ES)
- Francislaine Alves dos Santos (CRB-6/909ES)
- Fernanda Nogueira Marcelino (CRB-6/833ES)
- Pedro Henrique Almeida de Souza
- Patrícia Nogueira Rodrigues Sobrinho (CRB-6/823ES)
- Eleine Regina Pinto (CRB-6/938ES)
- Nayr Chalub Mora Lima (CRB-6/664ES)
-
O Conselho Regional de Biblioteconomia 6ª Região (CRB-6) deseja aos profissionais convocados para tomarem posse uma experiência única e trabalho memorável, para que continuem a tradição de excelência da cidade de Vila Velha. Que possam criar uma cultura de uso da biblioteca, aproximando os alunos das práticas de leitura e conhecimento e desenvolvendo suas capacidades críticas e reflexivas, em uma biblioteca viva e presente na vida dos estudantes.