A delegada do Conselho Regional de Biblioteconomia 6ª Região (CRB-6) no Espírito Santo, Júlive Argentina (CRB-6/819 ES), e a conselheira suplente, Patrícia Nogueira (CRB-6 ES/823), reuniram-se com a Secretária Municipal de Educação de Serra (SEME), Luciana Galdino e equipe, em janeiro deste ano. Posteriormente, em março, a delegada do CRB-6 reuniu-se com o presidente da Câmara de Vereadores de Serra, o vereador Saulinho.
A reunião com a Secretária de Educação foi um desdobramento de pautas discutidas com o município nas últimas agendas, durante o ano de 2023, a primeira em formato on-line e, em um segundo momento, de forma híbrida. Na reunião ocorrida em 23 de janeiro deste ano, a secretária Luciana Galdino se mostrou empenhada em seguir com o cumprimento da legislação, contratando bibliotecários, seja através de processo seletivo, seja por concurso.
Ela relatou, na ocasião, que solicitou ao RH a convocação de pelo menos mais dois bibliotecários do processo seletivo para a Educação. Segundo ela, com muita satisfação o município teve no mês de janeiro, a contratação de quatro Bibliotecárias que já estão compondo o quadro de profissionais da Rede Municipal da Serra. “Estes profissionais já estão nas escolas desenvolvendo um trabalho de fundamental importância juntamente com a equipe escolar e com nossos estudantes. Esse avanço para nós é significativo, pois a partir dele pretendemos ampliar o número de vagas existentes, garantindo inclusive as vagas em concurso público. Sabemos a importância da tecnologia nas escolas, dos diversos recursos disponíveis, mas ter o profissional bibliotecário coordenando e estimulando o processo de leitura nas escolas, é imprescindível. Isso contribui qualitativamente para a educação e para o processo de formação de sujeitos reflexivos e ativos na sociedade”, disse.
Encontro com o presidente da Câmara de Vereadores de Serra, o vereador Saulinho
Na reunião mais recente, em 14 de março, além da abordagem sobre a atual situação do município referente às legislações, foi pleiteado, junto ao presidente da Câmara, a necessidade de ampliação do número de profissionais, que, de acordo com a Lei Municipal nº 3823, atualmente é de 7 profissionais Bibliotecários. Esse quantitativo não atende às necessidades atuais, visto que a cidade de Serra dispõe de 68 escolas de ensino Fundamental, além das Bibliotecas Municipais. Dessa forma, foi reforçada a necessidade de se trabalhar o aumento desse quantitativo. O presidente da Câmara se colocou à disposição para auxiliar nessa importante tratativa, inclusive, diretamente com a administração municipal e o seu representante, o prefeito Sérgio Vidigal.
Encontro com a Secretária Municipal de Educação de Serra (SEME), Luciana Galdino e equipe