No dia 26 de março, foi realizada, no plenário da Câmara dos Deputados, em Brasília (DF), a Sessão Solene em homenagem pelo Dia do Bibliotecário, comemorado no dia 12. O evento foi uma propositura do Conselho Federal de Biblioteconomia (CFB) e da deputada federal Fernanda Melchionna (Psol-RS) e contou com a presença do presidente do Conselho Regional de Biblioteconomia 6ª Região (CRB-6), Álamo Chaves (CRB-6/2790), e do diretor administrativo do CRB-6, Samuel Dantas (CRB-6/4000), além dos conselheiros federais Mariza Martins Coelho (CRB-6/1637) e José Alimatéia de Aquino Ramos (CRB-6/580ES).
Em seu discurso, a deputada mencionou que foi uma honra receber representantes de entidades do Brasil inteiro ligados à biblioteconomia e homenagear esses profissionais importantíssimos para a educação. Falou, ainda, sobre a necessidade de mudanças: “Temos que ter pressa para abrir bibliotecas e fechar clubes de tiro. Nós temos que ter pressa para garantir a universalização das bibliotecas escolares. Nós temos que ter pressa para garantir a criação do Sistema Nacional de Bibliotecas Escolares, como foi votado pelo Senado, pela Câmara dos Deputados e, felizmente, mantido para o ano 2024 o prazo para a universalização das nossas bibliotecas”, declarou a deputada.
A Sessão Solene contou com a presença de todos os atuais presidentes de CRB (Foto: Divulgação)
Ainda comentou sobre a importância das bibliotecas dentro da sociedade. “Nós temos que ter pressa para ter bibliotecas que auxiliem no processo de educação dos jovens e adultos. Bibliotecas dentro das comunidades, que tenham mural de emprego, num país de tanto desemprego. Bibliotecas que formem para o letramento antirracista, para o letramento antimachista, para o letramento anti-LGBTfobia”, completou.
“Ao mesmo tempo, não vejo essa luta sem os Bibliotecários e as Bibliotecárias na linha de frente, junto com os escritores, com leitores, mediadores, junto com livreiros, fazendo esse debate. Como diz a personagem Mafalda, ‘se a gente não se apressa para mudar o mundo, logo o mundo muda a gente’. Portanto, a gente tem que se apressar”, finalizou.
Assista a transmissão: https://abre.ai/camarasolene.